Um dos canais enfrenta guerra judicial contra a Platinada, enquanto o outro está sem dinheiro até para as contas básicas
Desde o início do ano, a Globo vem enfrentando uma briga judicial para conseguir se desfiliar da TV Gazeta, em Alagoas. O vínculo existe há quase cinco décadas, mas, por causa da uma polêmica envolvendo a família dos donos, a carioca quer o fim da parceria.
Segundo o Uol, a emissora alagoana pertence ao ex-presidente Fernando Collor e seus familiares. Em 2023, o político recebeu a condenação de 8 anos e 2 meses de prisão pelo STF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas ele ainda não está preso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, o contrato com a TV Gazeta se encerrou em dezembro e a Globo optou por não renovar. No entanto, o caso segue na Justiça e, até a resolução, a emissora nordestina manterá a afiliação. Uma das justificativas do canal líder é que a condenação de Collor pode ser prejudicial à sua imagem.
Ainda de acordo com a publicação, a defesa aponta que o político teria usado a companhia de mídia da família para receber o pagamento de propinas. Além disso, caso o rompimento aconteça, os Marinhos já têm outra afiliada para atender os alagoanos. Em Pernambuco, o grupo mantém a Asa Branca.
Falência de concorrente
Segundo o portal Aqui Tem Fofoca, após o período de uma forte crise e não-adaptação às novas mídias, uma outra emissora tem deixado de pagar até as contas de luz, que vêm se acumulando nos últimos meses. Para se ter uma ideia, uma boa porcentagem da grade está alugada para a exibição de cultos evangélicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, se houver, de fato, a falência, o processo poderá reunir os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto. Essa ação pode levar longos anos na Justiça, assim como também pode ser revertida, caso os responsáveis consigam achar um jeito de levantar a empresa novamente.
O que aconteceu?
- Globo move processo para romper vínculo com a TV Gazeta de Alagoas. Emissora quer se desassociar da imagem de Fernando Collor, um dos controladores da afiliada.
- O Processo segue correndo na Justiça. Mas, até que seja resolvido, a programação será mantida.
- Além disso, uma outra emissora da televisão aberta enfrenta problemas financeiros. O grupo não tem conseguido pagar nem as contas de luz e pode encerrar as atividades.
Conclusão
Nos últimos 4 anos, a Globo vem dispensando atores, diretores, jornalistas e uma longa lista de funcionários da produção. Contrariando os rumores de falência, o canal, na verdade, vem cortando gastos excessivos e adotando novas estratégias de lucro. De acordo com a revista Valor Econômico, no ano passado, a companhia registrou receita líquida de R$ 15 bilhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência decretada e adeus eterno: 2 gigantes do varejo se despedem do Shopping Iguatemi e paulistas choram
● 1B pelos ares e mil funcionários na rua: Montadora n°1 de pais entra em falência pós colapso: “Fato triste”
● Calote milionário: Globo confirma falência de time gigantesco e crava adeus de craques em 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE