Falência, funcionários aos prantos e transmissores lacrados: O fim de emissora de TV grande como a Globo

Emissora de TV tão grande quanto a Globo fechou as portas
Desde que chegou no Brasil, a TV se tornou uma verdadeira referência quando o assunto é entretenimento. Ao longo dos últimos anos, por exemplo, várias emissoras fizeram sucesso entre os telespectadores e acabaram se destacando com suas programações. Algumas, entretanto, tiveram o fim decretado e surpreenderam muitas pessoas.
Dessa vez, por exemplo, falaremos do fim de uma emissora de TV que já foi tão grande quanto a Globo. O desfecho, no entanto, foi bastante triste e acabou envolvendo choro dos funcionários, protestos, entre outas questões bastante polêmicas.

O fim de emissora que teve choro dos funcionários, polícia federal e falência (Foto: Divulgação)
Em 1980, a TV Tupi encerrava suas atividades definitivamente. A emissora, que foi uma das pioneiras do país e da América do Sul, acabou sendo impedida de renovar suas concessões depois de uma série de problemas administrativos e financeiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, o canal teve o sinal encerrado sob protestos. Vale lembrar que a crise teve início anos antes do seu fechamento, logo após a morte de Assis Chateaubriand, fundador da TV Tupi, em 1968. A má administração teria levado o império a ruína.

TV Tupi, antigo canal 6 (Foto: Reprodução, UOL)
O ano de 1980 iniciou com salários atrasados e até funcionários sendo pagos com cheques sem fundo. Até que, em julho daquele ano, o presidente João Figueiredo, último mandatário da ditadura militar no Brasil, assinou o decreto que acabou de vez com o canal.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Funcionários fizeram uma vigília visando evitar o fim do canal. – Foto; reprodução/Internet
Mesmo com os atrasos nos pagamentos, muitos funcionários não queriam o fim da TV Tupi. Assim, eles chegaram a fazer uma vigília para evitar o fim da emissora, mas os esforços, as cenas de choro e completo desespero, não foram suficientes para impedir.
Quando o canal fechou as portas?
Diante disso, no dia 18 de julho de 1980, engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações, acompanhados de policiais federais, se deslocaram até a sede da TV Tupi e lacraram os transmissores.
Até hoje, o fim da emissora, que foi tão grande em sua história quanto a Globo, é recordada por milhões de telespectadores e artistas famosos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br