Saiba mais sobre o triste fim de uma das grandes empresas varejistas
Para quem não se recorda, a Ultralar era uma gigante rede de lojas de departamentos. A empresa foi fundada no ano de 1956 por Ernesto Igel. Na época em que foi criada, ela foi uma das pioneiras no setor de grandes magazines.
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Inclusive, surgiu com um grande objetivo da própria Ultragaz, que era popularizar de uma vez o fogão, que até então, era algo bem raro nas casas do Brasil. E se o fogão começasse a ser comum, impulsionaria o negócio principal, que era o botijão de gás.
Sendo assim, em 1956, a gigante varejista surgiu como um braço direito da Empresa Brasileira de Gás a Domicílio, que em 1938 deixou de ser uma empesa regional para atuar em todo o país como Ultragaz.
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Porém, como o número de fogões a gás ainda era muito pequeno, Ernesto Igel, dono da empresa Ultralar, também começou a produzir e comercializar através de suas próprias lojas.
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E foi na década de 90 que o Grupo Ultra começou a desenvolver unidades fora do negócio principal, distribuir gás e incluir nesse processo as lojas Ultralar com 44 lojas espalhadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que foram vendidas ao Grupo Susa Vendex.
Na mesma época que um programa começou a modernizar a Ultralar e começou a se chamar Ultralar & Lazer.
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O QUE ACONTECEU COM A LOJA?
Em 2000, cerca de 17 lojas da empresa sentiram o reflexo de determinadas mudanças do mercado e começaram a ter problemas econômicos. E Paulo dos Santos, tentando evitar uma possível falência da gigante varejista, entrou em negociação com lojas como Ponto Frio e Casas Bahia para conseguir vendê-la.
Porém, a venda não deu certo e em maio do mesmo ano, foi decretada a falência da empresa, tendo a maioria de seus pontos adquiridos pela própria Casas Bahia.