Rede de supermercados rival do Carrefour fechou as portas
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de um grande empreendimento. Nessa matéria, por exemplo, falaremos a respeito da falência de uma rede de supermercados rival do Carrefour. Eles fecharam as portas em meio as dívidas astronômicas.
Para quem não sabe, estamos falando sobre a falência da rede de supermercados Compre Mais. De acordo com informações do portal Midia News, a sentença ocorreu em maio de 2017 e levou em consideração indícios de que a empresa não vinha cumprindo o plano de recuperação judicial aprovado junto aos credores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o pedido de recuperação da rede Compre Mais foi aprovado em junho de 2013, pela juíza Anglizey Solivan de Oliveira, da Quarta Vara Cível de Várzea Grande. Na oportunidade, a rede rival do Carrefour alegava possuir dívidas que chegavam na ordem de R$ 37,7 milhões, ou seja, um valor muito alto.
O juiz que decretou a falência, considerou os diversos pedidos de alteração do plano de recuperação judicial inicial. Além disso, o próprio administrador judicial nomeado para acompanhar o processo apontou o não pagamento de dívidas inicialmente discutidas e acordadas com a rede de supermercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O inadimplemento da recuperanda para com os credores também foi noticiado pelo administrador judicial quando da apresentação do ‘relatório de atividades’, no qual afirmou que nenhum pagamento foi realizado às instituições financeiras”, diz em um dos trechos da decisão. O juiz ainda disse que chegou a considerar um novo plano de recuperação.
O magistrado desistiu quando a rede de supermercados buscou aumentar o período de pagamento das dívidas e ainda pleiteou um prazo de carência de um ano para o início dos parcelamentos. Além disso, o juiz decretou que o rival do Carrefour não poderia vender os imóveis onde funcionavam as filiais do Parque Cuiabá e da Morada do Ouro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a diferença entre recuperação judicial e falência?
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
Ou seja, enquanto a recuperação judicial busca reorganizar as dívidas e permitir a continuidade dos negócios, a falência tem como objetivo liquidar os ativos e distribuir os recursos para os credores, e encerrar as atividades da empresa.