TENSO

Falência decretada e R$ 682 milhões em dívidas: O fim de churrascaria amada no Rio de Janeiro após décadas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Churrascaria - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o fim de churrascaria amada no Rio de Janeiro após décadas com falência decretada

Em meio a uma história de nada menos que 42 anos regada de muito sucesso, uma famosa churrascaria que fez a alegria de muitos brasileiros na hora de uma boa refeição e que você provavelmente conhece, fechou às portas e pegou a todos de surpresa no ano de 2017.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, estamos falando da Churrascaria Porcão. Para quem não lembrar, no ano de 2017 a Justiça do Rio de Janeiro bateu o martelo e decretou a falência do estabelecimento. Isso se deu por conta da empresa Hard Rock Café cobrar uma dívida de nada mais, nada menos, que R$ 682 mil. As informações são do portal G1.

Sobre a história da empresa, a rede de churrascarias Porcão nasceu como um restaurante de beira de estrada, em 1975, na nada glamorosa Avenida Brasil, na zona norte do Rio de Janeiro. A origem modesta começou a ficar para trás com a abertura da filial de Ipanema, em 1980.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, segundo dados do Sebrae, a alimentação fora de casa, que inclui bares, churrascarias e restaurantes, é um dos fortes na economia brasileira, representa 33% dos gastos com alimentos e bebidas e deve levar todo setor de food service a movimentar cerca de R $300 bilhões ao ano. Ou seja, a notícia causou um forte impacto.

Sua reputação era construída em torno dos cortes nobres de carne e do ambiente sofisticado. Após seu fechamento, a rede deixou uma marca significativa no cenário das churrascarias cariocas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neodi Mocellin fundou a rede de churrascarias Porcão no Rio de Janeiro em 1975. A empresa ganhou fama por oferecer carnes de alta qualidade no sistema de rodízio. A rede se expandiu para outras cidades do Brasil, Estados Unidos e Europa, alcançando sucesso financeiro. No entanto, problemas surgiram nos anos 2000, levando ao fechamento de unidades e à declaração de falência.

Segundo o Juiz Paulo Assed Estefan, da 7ª Vara Empresarial do Rio, a falência se deu pela ‘mera impontualidade quanto ao pagamento de crédito superior a 40 salários mínimos, protestado e não pago’.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a revista eletrônica ‘Consultor Jurídico’, a decisão judicial determinou que não era mais necessário comprovar a insolvência financeira do devedor. “O que importa dizer estarem presentes os requisitos da legitimidade e do interesse processual em favor da requerente”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não podemos deixar de ressaltar que o juiz determinou o lacre dos estabelecimentos comerciais das empresas falidas e a comunicação às Fazendas nacional, estadual e municipal. Além disso, ele suspendeu todas as ações e execuções contra o falido.

Vale lembrar que o grupo era tão famoso que chegou a ter sete restaurantes em solo carioca e filiais em Recife, Salvador e em Brasília, além de Milão, Miami e Lisboa.

Assim, problemas financeiros afetaram a rede Porcão, resultando em queda no volume de clientes, redução de unidades e um prejuízo de 137 milhões de reais. A churrascaria do Aterro do Flamengo encerrou em 2016 e a falência do grupo foi decretada em fevereiro de 2017.

Unidade Churrascaria Porcão (Foto: Reprodução / Internet)
Empresa Churrascarias Porcão (Foto: Reprodução, Internet)

O que significa ir à falência?

A falência ocorre quando a empresa não pode mais pagar suas dívidas. O judiciário decide após avaliar suas condições. O primeiro passo é sugerir que a empresa peça recuperação judicial, tentando reorganizar finanças. Embora não seja obrigatório, essa ação pode ajudar a resolver a crise.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile