Falência e fim macabro de 2 hospitais de São Paulo e Rio de Janeiro em 2024
2 hospitais gigantes, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, tiveram as suas atividades encerradas em 2024, com a falência decretada e um fim que pegou todos os clientes de surpresa com a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos, diversas empresas começaram a passar por situações delicadas e em muitos casos, não conseguiram resistir, principalmente quando envolve a vida de terceiros, como é a de um hospital.
De acordo com o portal ‘Agência Brasil’, o Hospital Psiquiátrico Santa Mônica, em Petrópolis encerrou as suas atividades no último dia 8 de fvereiro, após informação divulgada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso ocorreu após a morte de 15 pacientes no último manicômio que ainda estava conveniado no Sistema Único de Saúde no estado carioca e atendia ao todo 154 pacientes.
Ainda segundo o MPRJ, o hospital não estava oferecendo os serviços de saúde mental necessários e também não estavam respeitando os direitos das pessoas internadas, e por conta disso levou o fechamento macabro do local.
“Acho que é um momento muito importante de a gente poder comemorar que estruturas com histórico de aprisionamento e exclusão de pessoas estejam se fechando, por mais que ainda existam esses outros”, disse Ana Paula Guljor, presidente da Abrasme.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Já em 2023, de acordo com o portal ‘Consultor Jurídico’, a 1° Vara de Falências e Recuperações Judiciais de SP que o Hospital e Maternidade Santa Marina iniciasse o pagamento dos credores trabalhistas, eles que estão em processo de falência desde 2014.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos grandes complicadores para esse acúmulo de dívidas foram as crises deixadas pela pandemia da Covid-19 e atualmente o local se encontra permanentemente fechado e chegou até ser leiloado, em 2013.
Qual o maior hospital do Brasil?
A Beneficência Portuguesa de São Paulo é considerada uma das maiores instituições privadas de hospitais da América Latina.