FECHARAM AS PORTAS

Falência, engolido pelo Itaú e compra milionária do BB: O fim de 3 bancos gigantes no Brasil

Um dos bancos foi arrematada pelo Itaú; entenda (Foto: Divulgação)

Um dos bancos foi arrematada pelo Itaú; entenda (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O país já foi cenário de diversos bancos populares, mas alguns deles não resistiram às mudanças e caíram em falência

Vários bancos de nomes famosos estiveram em atividades no Brasil nos últimos 100 anos. Alguns deles continuam em atividades, como o Itaú, enquanto outros tiveram falência decretada e foram aniquilados pela Justiça.

Hoje, além da instituição já citada, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Nubank e o Bradesco são as principais companhias financeiras existentes no país. Mas, antes deles, outras empresas do ramo dominavam o mercado nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banerj

O Banco do Estado do Rio de Janeiro funcionou por 52 anos, até que foi envolvido em um gigante negócio para sua privatização. Em 1997, em um leilão da Bolsa de Valores, o Itaú arrematou o concorrente por R$ 311 milhões e privatizou a marca no país.

O Banerj foi um importante banco estadual brasileiro, até ser privatizado pelo Itaú (Foto: Sindicato dos Bancários)

Banco Marka

Fundando ainda na década de 1920, a instituição bancária tinha como foco os investidores. De propriedade do italiano Salvatore Cacciola, o grupo foi à falência com a desvalorização cambial, pouco tempo antes da virada para os anos 2000, associado à corrupção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco do Estado do Piauí

Uma situação bastante parecida aconteceu com o BEP, que foi a maior rede bancária do estado nordestino. Em dezembro de 2008, ele foi oficialmente incorporado ao Banco do Brasil, com um investimento de R$ 81 milhões ao atual dono, que unificou os dois nomes.

O que acontece em caso de falência?

O processo reúne os bens da empresa, do empresário e dos sócios em questão. A Justiça, então, decide o que deve ser liquidado para levantar verba e pagar as dívidas, seja com credores, fornecedores ou funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile