PORTAS FECHADAS

De falência a fechamento de fábricas: O fim de 3 montadoras de carros populares no Brasil após décadas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Relembre fábricas que atuaram no Brasil (Foto: Divulgação)

Considerado um dos grandes mercados mundiais, o país já foi casa de importantes fabricantes de veículos

Em 2007, um negócio multimilionário movimentou o cenário automotivo nacional. Na época, a Ford anunciou a compra da Troller, que mantinha uma fábrica no Ceará.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo existia desde 1995, mantendo uma longa e importante história no Nordeste. Essa compra fez parte de um combo, junto com a Lincoln e a Mercury, que faziam parte do mesmo setor, aumentando ainda mais o portfólio da norte-americana.

Segundo o Uol, a Ford fez um investimento de R$ 2,2 bilhões no Brasil naquela época. Bem-sucedida, a Troller produzia cerca de 100 carros por mês e mantinha mais de 500 funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, em 2021, a companhia estrangeira anunciou que estava deixando o país, fechando suas fábricas, incluindo a cearense. De acordo com a revista Quatro Rodas, a empresa vendeu os ativos, impedindo o uso do layout e o nome da subsidiária nordestina.

Volkswagen e Ford estiveram no comando de outras importantes subsidiárias no Brasil (Foto: Divulgação)

Envemo decretou falência no Brasil

Entre 1966 e 1995, a marca fez um enorme sucesso, principalmente, entre o público de alto poder aquisitivo, lançando um automóvel potente que chegou a ser exportado para a Europa e Estados Unidos. O Super 90 foi um clone do Porsche e já veio com fórmula pronta de venda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o site Lexicar, apesar de oferecer qualidade, os preços acima do padrão fizeram com que a multinacional começasse a perder clientes. Antes da virada para os anos 2000, eles foram obrigados a decretar falência e sumiram do mercado, dando total espaço às montadoras rivais.

Chrysler do Brasil se fundiu com a Volkswagen

Famosa mundialmente, a Chrysler operou no Brasil entre 1967 e 1981. Servindo de “trampolim” para a VW, a fabricante produziu diversos automóveis de sucesso no país. Mas, segundo o Autoesporte, depois de 14 anos, a marca foi encerrada no catálogo e teve seu fim produzindo apenas caminhões rurais.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, a Chrysller atuou durante a década de 80 (Foto: Divulgação)

O que acontece em casos de falência?

O processo reúne os bens da empresa, do empresário e dos sócios em questão, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas com credores, fornecedores e funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile