Supermercado tradicional brasileiro acabou tendo a falência decretada após enfrentar severa crise financeira
No dia 30 de junho de 2023, um importante e tradicional supermercado acabou tendo a falência decretada após enfrentar uma complicada crise financeira.
Estamos falando do Supermercado Cascalinho, que estava na ativa desde o ano de 2009, na região do Mato Grosso, de acordo com o portal Folha Max, teve sua falência decretada pela 4ª Vara Cível de Rondonópolis (216 Km de Cuiabá).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que a organização já movia um processo de recuperação judicial desde o ano de 2019, contabilizando uma dívida milionária no valor de R$ 2,8 milhões.
Trâmites do processo …
Segundo um despacho feiro no dia 30 de junho de 2023, o supermercado chegou a apresentar e colocar em prática um plano de recuperação judicial, porém, os credores denunciaram que ele não vinha sendo seguido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posteriormente nos autos, o próprio estabelecimento comercial pediu que a Justiça revertesse a recuperação em sua falência.
O Poder Judiciário acabou acatando a a solicitação, em um trecho do documento foi declarado:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O processo de recuperação judicial só tem razão de existir enquanto as recuperandas possuem viabilidade e condições de soerguimento. E tal cenário, lamentavelmente, não mais existe nestes autos o que leva à consequente convolação da recuperação judicial, diante das afirmações tecidas pelas recuperandas”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a decretação de falência, foi suspenso novamente, os processos de cobrança contra a organização com exceção daqueles que ainda precisavam de apurações quanto ao o valor do débito e as dívidas trabalhistas estão sendo processadas na Justiça do Trabalho.
Mas quais foram as causas da falência do supermercado?
Ainda de acordo com o portal Folha Max, em meio as reclamações apontadas pelo Supermercado Cascalhinho, o principal empecilho da empresa foi a grande concorrência que acabou fazendo a empresa operar no “vermelho”, a partir do ano de 2018, com a abertura de um “novo supermercado”.
De acordo com o que foi declarado pela empresa, esse novo concorrente promovia ofertas e promoções com valores muito abaixo do preço de custo dos produtos.
Tal situação acirrou ainda mais a concorrência entre os mercados da cidade, que passaram a abaixar de forma drástica seus preços e consequentemente a sua lucratividade, incluindo o Supermercado Cascalhinho.
Fora isso, o Cascalinho sofreu também com o “calote” dos clientes, que por sua vez, também estavam sendo atingidos pela crise. Sendo assim, a situação acabou tomando proporções insustentáveis:
“Com a crise afetando principalmente a faixa econômica dos clientes da NR, a empresa passou a enfrentar queda nas vendas e inadimplência de clientes, ficando cada vez mais difícil a quitação de suas obrigações. Assim, diante deste cenário de crise e contratos bancários com juros e penalidades abusivas, as empesas vêm enfrentando dificuldades de cumprir seus prazos de pagamentos” – Reclamou a empresa em nota na época.
O mais curioso é que no mesmo local, funcionou o Supermercado Real, aberto ainda na década de 1980 e que também encerrou suas atividades posteriormente.
Nas redes sociais do Supermercado Cascalinho fez uma última publicação ainda em dezembro de 2016.