Pelo menos três grandes emissoras chegaram ao fim no Brasil, seja por falência ou por estratégia comercial, incluindo empresa da Globo
Apesar da chegada da internet e de vários adventos tecnológicos, o rádio continua em alta no Brasil. Entretanto, algumas grandes emissoras passaram por crises nos últimos anos, incluindo empresa da própria Globo. Já outras entraram em falência e fecharam de vez as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Algumas delas tinham quase 100 anos de existência, enquanto outras tiveram uma vida curta. Relembre a seguir alguns desses casos.
Com 98 anos de história, a Rádio Pelotense 620 AM chegou ao fim, em agosto. De acordo com reportagem da Coletiva.net, a venda do terreno onde estaria a antena AM e a falta de finalização do processo de migração para o FM culminaram no fim da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a empresa acumula dívidas de mais de R$ 13 milhões, de acordo com o Balanço Patrimonial de 2022. Já de acordo com o presidente do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul, Ricardo Malheiros, cerca de 11 radialistas sofreram os impactos com o fechamento.
Mesmo sendo o maior conglomerado de mídia da América Latina, a Globo fechou sua rádio na maior metrópole do Brasil, em São Paulo, em 2020. A empresa optou por focar na emissora de rádio que possui no Rio de Janeiro e onde tem mais apelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de música, a emissora FM 94.1 mantinha informações jornalísticas em sua programação, assim como esportivas, com a colaboração da equipe do Futebol Globo CBN.
Com apenas três anos de existência, a Rádio CNN Brasil chegou ao fim no dia 15 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobre o fechamento da emissora, a empresa alegou que segue uma “estratégia de expansão segue definida com investimento crescente nas nossas plataformas digitais e TV e com o fortalecimento dos pilares de relevância e equilíbrio do nosso jornalismo”.
A CNN Rádio era veiculada pela Transamérica em 15 mercados brasileiros, incluindo alguns dos principais (São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Recife).
QUAL É A RÁDIO MAIS ANTIGA DO BRASIL?
Com 100 anos, a MEC AM, do Rio de Janeiro, é a rádio mais antiga do país.