O QUE ROLOU?!
Falência, rombo de 600M e funcionários na rua: 5 emissoras de TV que foram arrancadas do ar sem dó
30/10/2024 às 5h00
Relembre as 5 emissoras históricas da TV que foram arrancadas do ar de forma abrupta, deixando milhares de brasileiros entristecidos e no maior chororô
A história da TV brasileira é marcada com uma série de reviravoltas e começou oficialmente na década de 50, juntamente com a inauguração da TV Tupi, que, aliás, fez com que nos tornássemos pioneiros em transmissões na América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos, outras emissoras populares foram surgindo como a Band, Record, SBT e a gigantesca Globo, uma das mais populares e renomadas entre os telespectadores brasileiros.
Porém, com as evoluções, inovações tecnológicas e até mesmo algumas falências, muitas delas acabaram encerradas, causando choro e choque ao público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a equipe do TV Foco especializada em história da TV, baseada em informações contidas no canal TV Formosa, do YouTube e do portal Wiki separou 5 casos impactantes envolvendo emissoras arrancadas do ar sem dó, após uma série de adversidades:
- TV Tupi;
- MIX;
- TV FOX;
- Rede OM;
- Transamérica/Exclusiva
1 — TV Tupi:
Como mencionamos acima, a TV Tupi foi a primeira emissora do Brasil e da América do Sul. Mas, de acordo com o portal Wiki, após fazer muito sucesso, no dia 18 de julho de 1980 ela acabou tendo seu fim decretado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mesma já arrastava uma crise financeira e administrativa que começaram logo após a morte de seu fundador, Assis Chateaubriand, em 1968.
Sem a liderança adequada, somada à chegada de concorrentes que impactaram a sua audiência, o seu financeiro acabou sucumbindo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lacrada pela polícia, dívidas e revolta: Falência de emissora gigante como a Globo devasta o país
● Falência: Fim de 3 emissoras tão populares quanto a Globo arrancadas do ar: “Foram pro buraco”
● Galã do horário nobre da Globo entrega situação com astro em bastidores: “Com uma cenoura no ânus”
Triste adeus:
Em entrevista concedida à BBC, no ano de 2020, o jornalista Rodolfo Bonventti, da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), reforçou que a dificuldade da rede foi, de fato, a má administração:
“Quando o Chatô faleceu, não deixou um herdeiro. Não havia ninguém que soubesse administrar aquele império, formado por rádio, TV, jornal e revista”.
Nos anos 70, a emissora ainda passou por atrasos salariais, escândalos financeiros e um incêndio que agravaram ainda mais a sua situação.
Foi aí que no dia 18 de julho de 1990, após greves e tentativas de salvar a emissora, o governo cassou suas concessões, e o canal foi fechado em falência.
Mas apesar da situação, o seu fim foi muito sentido e acabou gerando mais protestos e reivindicações por toda classe intelectual, artística e telespectadores comuns.
Talvez, esse tenha sido o fim de emissora mais triste televisionado da história, como podem ver no vídeo abaixo:
2 — Mix:
A TV Mix, pertencente ao Grupo Mix de Comunicação, surgiu em 2005 como alternativa à findada MTV Brasil, atraindo principalmente o público jovem com videoclipes e conteúdos musicais, como podem ver por aqui*.
Ao longo dos anos, a emissora diversificou sua programação e lançou VJs como Rafa Brites, Jullie e Caco de Castro.
No entanto, a partir de 2014, a Mix TV enfrentou uma crise, saindo da TV aberta e migrando para a TV fechada, até ser substituída pela RBI.
Em 2017, a emissora encerrou definitivamente suas atividades, sendo substituída por uma programação religiosa. Durante sua trajetória, nomes conhecidos como Karina Bacchi, Kéfera e Paulo Miklos também passaram pela emissora.
3- TV FOX:
Apesar de parecer um canal americano, a TV FOX, na verdade, era de Marabá, Estado do Pará.
Se tratava de uma afilhada da Record e seu maior carro-chefe era o programa “Balanço Geral Marabá”, apresentado por Milton Faria.
Infelizmente as dificuldades financeiras ceifaram a emissora que já não andava bem das pernas há um bom tempo.
Porém, o caso gerou espanto uma vez que quando a emissora saiu do ar muita gente não percebia o que estava acontecendo, deixando um vazio.
Ela saiu oficialmente do ar no dia 25 de junho de 2015 sendo substituída por uma repetidora da TV Record Belém.
4 — Rede OM:
Na década de 80 surgiu a rede o OM, cuja propriedade era dafamília Martinez a partir da compra da TV Paraná.
Porém, ela passou a se destacar mesmo nos anos 90 quando a família Martinez começou a implementar uma rede de televisão a partir da Paraná alargando a região um projeto bem arrojado.
Ainda no ano de 1991, eles fecharam o contrato com a TV Gazeta de São Paulo e a programação da OM passou a dar as caras por lá.
Em 92, eles compraram a TV Corcovado, canal 9 do Rio, que pertenceu ao Silvio Santos.
A partir daí, a TV OM começou a se destacar mais a ponto de contratar Galvão Bueno e adquirindo filmes, novelas estrangeiras, fazendo investimentos de milhões de dólares nessa expansão.
Tanto que em junho de 1992 ele exibiu o jogo da final da Taça dos Libertadores. Porém, o projeto foi comprometido nesse mesmo ano, quando estourou o caso PC Farias.
Isso porque a imprensa na época apontou uma possível ligação entre o empresário e a Rede OM.
Crise:
Conforme exposto pelo canal TV Formosa, desde o início da sua expansão a emissora passou por recessões.
Mas a situação agravou-se ainda mais quando ela precisou cobrir um rombo de 600 mil dólares mensais.
Sendo assim, ela teve de cortar custos, colocar uma série de funcionários na rua, a fim de reduzir os custos.
Mas, em setembro de 1992, a Gazeta deu um prazo para que a OM pagasse os salários em atraso.
Algumas empresas como a Paris Filmes ameaçaram processá-la pelo não pagamento de dívidas. Em abril de 1993 eles decidiram mudar o nome a programação para se reerguer de vez. No dia 23 de maio de 93 ela ressurgiu com um novo nome Rede CNT.
5 — TV Exclusiva/ Transamérica:
A TV Exclusiva foi fundada em 6 de abril de 1992, no canal 59 UHF, em Curitiba, tornando-se uma das principais emissoras locais.
Depois da inauguração, firmou uma parceria com a Rede Record, mas, em 1995, após 3 anos, ambas enfrentavam dificuldades e ocupavam apenas o 4º lugar na audiência.
Posteriormente, a emissora fez um contrato com a Rede Manchete, mas em 1999, após a falência desta, decidiu não continuar com a nova Rede TV!, cuja qual assumiu as concessões da extinta.
Em 2006, a emissora passou por uma reestruturação, mudando seu nome para TV Transamérica, embora continuasse sob a produção da Exclusiva.
Em 2010, a TV Transamérica conquistou sua independência de parcerias, mas em 2018 enfrentou o desligamento do sinal analógico em Grande Curitiba.
No ano de 2020, a emissora transmitiu apenas colorbars, e, no programa 190, o apresentador Roberto Aciolli anunciou ao vivo que a emissora seria descontinuada no dia 25 de dezembro de 2020.
Vale destacar que nenhuma manifestação ou declaração oficial a respeito desses encerramentos por partes das emissoras mencionadas na matéria foram encontradas.
Quais os principais desafios enfrentados pela TV brasileira atualmente?
Atualmente o principal desafio da TV aberta brasileira é a massiva concorrência com o streaming. De acordo com o portal do IBOPE, a audiência da soma de conteúdos online, como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay, é maior que a da Record, SBT, Band e Rede TV.
Para saber mais sobre o universo e audiências de outras emissoras, clique aqui*
Conclusões finais:
A história da TV brasileira, iniciada na década de 50 com a TV Tupi, é repleta de reviravoltas e desafios.
- Emissoras renomadas como Globo, SBT e Record surgiram, mas muitas outras enfrentaram crises financeiras e administrativas que levaram ao seu fechamento.
- Atualmente, a principal dificuldade da TV aberta é a forte concorrência com plataformas de streaming, que superam a audiência das emissoras tradicionais.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.