FALÊNCIA!

Falência, milhões de clientes órfãos e Banco Central agindo às pressas: O fim trágico de 3 bancos no Brasil

12/12/2023 às 20h19

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
O fim trágico de 3 bancos no Brasil - Foto: Internet

As instituições financeiras tiveram um doloroso desfecho no Brasil após anos de atividade

Diante a modernização, diversas tecnologias tem surgido com o simples e claro intuito de ajudar ainda mais a população mundial. Os bancos, aliás, tem sido favorecidos com isso e usado meios ainda mais eficazes de movimentar o dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, algumas companhias acabaram não conseguindo deslanchar e tiveram a falência decretada, deixando milhões de clientes órfãos, como foi o caso de 3 instituições. 

HSBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro banco se trata do HSBC, fundado no século XIX, nos Estados Unidos. Rapidamente, ele se tornou um dos principais do mundo.

Criada em abril de 1997 e sediada em Curitiba, no Paraná, a subsidiária no Brasil chegou com o objetivo de assumir o lugar do Banco Bamerindus do Brasil S.A. Com mais de 1.700 filiais e postos de atendimento por 550 cidades do país, a companhia se firmou entre as 10 maiores do Brasil, com mais de 5 milhões de correntistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, no ano de 2015 a companhia vive um dos maiores escândalos de bancos da história. Segundo um ex-funcionário, o HSBC abriu e facilitou a abertura de contas com dinheiro não declarado entre 2005 e 2007.

No mesmo período, o Bradesco fez a aquisição da instituição por R$ 17 bilhões, compra essa que foi aprovada pelos órgãos reguladores do mercado brasileiro.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

HSBC (Foto: Reprodução / Internet)

HSBC (Foto: Reprodução / Internet)

Banco Nacional

Outra instituição se trata do Banco Nacional, fundada em 1944. No entanto, toda ousadia do banco fez com que a marca, até hoje associada ao maior ídolo do automobilismo nacional, ganhasse o respeito e o carinho dos brasileiros.

Todavia, o banco usou um jogo de Ponzi que o levou à falência em 1995, com prejuízo de 581% sobre o seu valor contábil. A fraude só foi descoberta pelo Banco Central sete anos depois. Porém, no final das contas, o governo arcou com maior parte do prejuízo.

O Banco Nacional cresceu de maneira muito rápida e teve um fim de maneira repentina (Reprodução: Internet)

O Banco Nacional cresceu de maneira muito rápida e teve um fim de maneira repentina (Reprodução: Internet)

Bamerindus

Outra companhia quer também fechou às portas se trata do Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A, muito conhecido como Bamerindus. Ele foi um dos maiores da história durante as décadas de 1970 e 1980.

Porém, foi logo no ano de 1994 que a companhia passou a ter dificuldades e acabou entrando no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional.

Pelo fato do programa não ter dado tão certo assim, o Bamerindus acabou no ano de 1997, sofrendo uma intervenção pelo Banco Central, que tratou de agir às pressas. Parte do banco foi incorporado pelo HSBC, e a outra parte, pelo Banco Central.

Banco Bamerindus já foi considerado o segundo maior privado do país (Reprodução: Internet)

Banco Bamerindus já foi considerado o segundo maior privado do país (Reprodução: Internet)

Quais os 10 maiores bancos do Brasil?

Uma pesquisa feita pelo Banco Central listou os maiores bancos do Brasil em número de clientes. Os dados se referem ao segundo trimestre de 2023.

  • Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes
  • Bradesco: 104.486.688 clientes
  • Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes
  • Nubank: 77.665.209 clientes
  • Banco do Brasil: 74.579.521 clientes
  • Santander: 64.360.563 clientes
  • Original: 50.266.862 clientes
  • Mercado Crédito: 47.390.877 clientes
  • AME Digital: 32.678.718 clientes
  • Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes

Thumbnail Video Youtube

banco
banco bamerindus
Banco falência
Banco HSBC
Banco Nacional

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.