FIM CAÓTICO

Falência e prejuízo de R$ 3,4 bilhões: A Quebra de 5 bancos GIGANTES e situação dos clientes

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco tradicional teve fim decadente após intenção do Banco Central (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os cinco bancos que precisaram decretar falência

Os bancos, são instituições financeiras responsáveis pela movimentação de enormes quantidades de dinheiro. Os bancões, podem ser físicos, como o caso da Caixa, Itaú e Bradesco, ou digitais, como Nubank e Inter.

E muitas pessoas gostam de guardar suas economias em bancos, por julgar ser o lugar mais seguro para esse feito. E de fato, além de segurança, eles também oferecem praticidade e até vantagens financeiras. Mas, nem sempre clientes vão ser dar bem guardando suas economias em bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pelo menos, os clientes de 5 bancos não tiveram sorte. Conforme informações do site Cointelegraph, FTX, Celsius Network, Voyager Digital, Blockfi e Genesis Global, conhecidos no mercado de criptomoedas, faliram e levaram consigo alguns bilhões de reais. A notífica de falência foi divulgada em setembro.

FTX foi umas das empresas que faliram (Foto: Divulgação)

MAS O QUE OCORREU?

Esses cinco bancos de cripto quebraram e alguns faliram diretamente, outros entraram com recuperação judicial. E conforme informações do Portal do Bitcoin, o gasto com advogados e outros profissionais relacionados a esses cinco bancos já atingiu a marca de R$ 3,4 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL OUTRA GRANDE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA TAMBÉM FALIU?

Em março do ano passado, a Justiça norte-americana anunciou o encerramento do Silicon Valley Bank, o SVB. Fundado em 2011, o banco operava financiando diversas startups no mercado.

De acordo com uma reportagem da CNN, a falência foi apontada como a segunda maior do setor bancário dos Estados Unidos. Isso porque, além de ter sido desmantelada, a instituição também era responsável por várias outras terceirizadas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o anúncio, os clientes não conseguiram nem mesmo movimentar o dinheiro aplicado no banco. Ainda segundo a reportagem, o encerramento do banco veio de um “efeito dominó” da crise financeira que aconteceu em 2008 no país, sendo uma das piores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O encerramento do Silicon Valley Bank, após a falência decretada nos Estados Unidos (Foto: Reprodução / YouTube)

 

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile