A drogaria popular de São Paulo não resistiu e chegou ao fim depois de 16 anos de atividade, sendo interditada pela Vigilância Sanitária
Não há dúvidas de que o setor farmacêutico é um dos que mais cresce em todo o país. Afinal, a área é a grande responsável por comercializar medicamentos de forma correta e garantir o bem-estar da população. Outro ponto a ser considerado é que, existem cerca de 90 mil estabelecimentos do segmento no território nacional.
Porém, como nem tudo são flores, houve empresas que ficaram estagnadas no tempo e precisaram fechar as portas definitivamente. Uma delas, inclusive, se trata de uma farmácia tradicional e bastante conhecida pelos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A farmácia em questão se trata da Botica Ao Veado d’Ouro, que para quem não sabe, surgiu no ano de 1858, mas, em formato de papelaria, livraria e loja de miudezas em São Paulo. Na época, a cidade possuía apenas uma média de 30 mil habitantes e quatro farmacêuticos, situação essa que despertou o interesse da criação de uma farmácia de alto nível.
Dessa forma, a Botica Ao Veado d’Ouro conquistou espaço no mercado e garantiu cada vez mais o queridismo de todos. Vale dizer que, tudo estava caminhando muito bem, até que, um escândalo avassalador acabou mudando os rumos da gigante do mercado nacional.
No ano de 1998, a farmácia foi protagonista de uma polêmica envolvendo a falsificação do medicamento Androcur (destinado ao tratamento de câncer de próstata). De acordo com as investigações expostas pelo Wikipédia, a farmácia produziu uma média de um milhão e trezentos mil comprimidos que não atuavam diretamente nas enfermidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É válido levar em consideração que, ainda no ano de 1998, a drogaria já havia sido fechada pela Vigilância Sanitária por não estar em condições adequadas de funcionamento. Em meio a situação, perda de clientes e muitas investigações, os sócios da drogaria acabaram sendo presos e condenados há 13 anos de prisão.
DESFECHO
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem dúvida alguma, o escândalo da falsificação de remédios marcou a ‘Botica Ao Veado d’Ouro’ de forma negativa. Assim, a farmácia teve quedas na demanda e se viu obrigada a encerrar as atividades em 2008 definitivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, na época do adeus, funcionários e donos acabaram sendo realocados para a farmácia de manipulação Medida Exata, também de São Paulo e que fechou às portas no ano de 2014.
Qual é a maior rede de farmácias do Brasil?
A Raia Drogasil surgiu da fusão de duas outras grandes redes, que eram a Droga Raia e a Drogasil. A fusão ocorreu em 2011, e no ano seguinte, a empresa assumiu a primeira colocação neste ranking, posição que nunca abandonou desde então.