A universidade tradicional e renomada teve o triste fim anunciado após se afogar em dívidas
Centenas de faculdades estão espalhadas pelo Brasil e são responsáveis pela formação de muitos profissionais de diversas áreas. Contudo, uma universidade em especial, teve um triste desfecho após ter a falência decretada.
A Universidade em questão se trata da Gama Filho, que já foi uma das melhores de medicina do Brasil e recebia milhares de alunos antes de fechar as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a faculdade passou a contrair dívidas e, no ano de 2009, precisou fazer um empréstimo milionário para quitação do débito na época, segundo o portal da ‘Band’. Todavia, a operação virou alvo da Justiça, visto que causava prejuízo aos fundos de pensão dos Correios e da Petrobras.
Diante a situação, dois sócios chegaram a ser presos e o Grupo Galileo assumiu a gestão. Porém, no ano de 2014, a universidade foi descredenciada pelo Ministério da Educação e teve a falência decretada pela Justiça em 2016.
Atualmente, o terreno está deteriorado e possui quase 60 mil metros quadrados de extensão, sendo avaliado em mais de R$300 milhões. De acordo com relatos, indivíduos em situação de vulnerabilidade e usuários de drogas passam o dia no campus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, uma pessoa que preferiu não se identificar declarou que corpos e restos mortais doados para estudos estão jogados em salas de anatomia humana do prédio.
De acordo com o chefe de departamento da Anatomia da Uerj, Marco Aurélio Passos, os restos mortais se tratam de material cadavérico em péssimo estado de conservação que pode causar danos à saúde pública.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei armada no governo Lula chega com isenção no Imposto de Renda e +5 benefícios aos trabalhadores
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
O que aconteceu com a Universidade Gama Filho?
Após ter a falência decretada, a faculdade em Piedade, Zona Norte do Rio de Janeiro, teve o primeiro prédio demolido no dia (18) de novembro de 2022, pela prefeitura da cidade.
O local deve se transformar em breve, no Parque Piedade, uma área pública de aproximadamente 18 mil metros quadrados que prevê um centro cultural, esportivo, educacional e de entretenimento, após quase uma década abandonado.
Segundo o portal G1, da Globo, a Prefeitura do Rio de Janeiro deu início a construção na terça-feira (5). A previsão é que as obras durem um ano e três meses.
Após a apropriação da Prefeitura, os antigos funcionários passaram a protestar e revogar o pagamento de atrasados. De acordo com eles, essa desapropriação obriga o município a pagar pelo espaço a empresa responsável pelos bens e débitos da universidade.