Com um rombo de R$ 45 bilhões, emissora gigante decide encerrar suas transmissões em TV aberta e deixa o público em choque com o fim após 28 anos no ar
No Brasil, atualmente, podemos contar com grandes canais de TV abertos que se destacam em meio a suas programações de jornalismo e entretenimento. Contudo, uma emissora em específico, acabou confirmando o fim de suas transmissões. Nesta quinta-feira (01), falaremos de todos os detalhes sobre o fim dessa gigante que deixou o público após 28 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com a sua popularidade, a emissora acabou precisando encerrar a sua transmissão na TV aberta devido a uma sequência de acontecimentos que bateram em sua porta. Para quem está tentando lembrar de qual canal estamos falando, é sobre a Shoptime, o primeiro canal de TV aberta de vendas do Brasil, que, segundo o ‘Fuxico’, encerrou as atividades em 2023.
A Shoptime fazia parte das Lojas Americanas, que atualmente enfrenta uma fase delicada pelo rombo astronômico de nada menos que R$ 45 bilhões, expostos publicamente no início de 2023. “A TV Shoptime vai mudar. A partir de 1/6 ela será digital e você poderá assistir de qualquer lugar pelo nosso canal”, comunicou a varejista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os conteúdos feitos pelo canal lançado no dia 06 de novembro de 1995 em um plano de expansão da operadora Multicanal, logo em seguida passou a se chamar NET (atualmente Claro), devem ficar restritos somente aos canais digitais da Americanas. Após o desfecho um tanto dramático, o público tem lamentado o adeus da TV por assinatura nas redes sociais.
Segundo as informações divulgas pelo portal de notícias ‘TV Pop’, a decisão do Shoptime em deixar as transmissões de operadoras como Sky e Claro e via satélite, está inteiramente ligada ao processo de recuperação judicial que a Americanas vive. O que é uma verdadeira tristeza para quem gostava de acompanhar a emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O famoso apresentador Ciro Bottini, um dos rostos mais comuns que apareciam na emissora, disse que, uma das grandes mudanças do Shoptime foi quando ele deixou de ser um canal Globosat e vendeu para a Americanas em 2021 “A cultura da empresa era bem diferente. A Americanas sempre foi carrancuda”, disse ele a Folha de S.Paulo.
“Tentavam fazer coisas novas a cada 90 dias e não dava certo. Tentaram colocar programas de entrevistas, mas a gente tinha que vender produto. Esse é o ponto. Parece que não entendiam e o colapso da Americanas foi inacreditável. É caso de polícia mesmo”, disse ainda o apresentador que deixou a empresa em 2020.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais canais de TV faliram no Brasil?
Reveja algumas memórias de canais brasileiros que encerraram suas atividades:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TV Tupi. Período de atividade: 1950 – 1980.
TV Excelsior. Período de atividade: 1960 – 1970.
TV Manchete. Período de atividade: 1983 – 1999.
MTV Brasil. Período de atividade: 1990 – 2013.
TV Jovem Pan. Período de atividade: 1991 – 1995.
Mix TV.