NOSTALGIA!

Falência e sumiço das prateleiras do Assaí, Atacadão e +: 3 Chocolates populares sofrem fim amargo no país

Relembre os chocolates que sumiram dos supermercados (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva/Bing/Freepik)

Relembre os chocolates que sumiram dos supermercados (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva/Bing/Freepik)

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Despedida amarga: Saiba quais são os três chocolates que sumiram das prateleiras das redes mais tradicionais de supermercados como Assaí e Atacadão

Ao longo das décadas, o Brasil foi palco de muitos chocolates e doces que marcaram gerações.

Mesmo porque, esses produtos tinham um poder absurdo em conquistar milhares de baixinhos e muitos grandinhos também… Todo esse sucesso os transformava em verdadeiros ícones da vida cotidiana.

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Mas, apesar de aclamados, muitos desses sabores nostálgicos já se despediram das prateleiras de supermercados como Assaí e Atacadão, deixando apenas lembranças.

Pensando nessas memórias, a equipe do TV Foco, baseada em informações do Exame, Correio Braziliense e CNN, separou três histórias emblemáticas desses doces inesquecíveis:

MAS ATENÇÃO! Tirando o caso da Chocolates Pan, o adeus dos chocolates não quer dizer o fim das marcas e sim da linha mencionada, uma vez que a maioria delas continua líderes de mercado no segmento.

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1. Chocolate Mania (Garoto)

Primeiramente, vamos começar a lista com o Chocolate Mania, da Garoto, lançado em 1998:

Até hoje, não houve manifestações da marca sobre esse adeus, tampouco se sabe os motivos reais que levaram ao seu fim. No entanto, os fãs desse chocolate ainda pedem por seu retorno.

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O Chocolate Mania, da Garoto (Foto: Divulgação)

2. Bombom Sedução (Nestlé)

Lançado ainda no fim da década de 90, o Bombom Sedução da Nestlé foi um dos que mais marcaram a época:

Não se sabe também o porquê desse chocolate ter saído de linha, no entanto, algumas especulações acreditam que esse adeus pode estar relacionado às mudanças no portfólio da Nestlé.

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Sedução (Foto: Reprodução / Internet)

3. Chocolates Pan:

Fundada ainda na década de 30, a Chocolates Pan foi uma das marcas mais icônicas do Brasil. No entanto, o seu maior “Boom” ocorreu ainda nos anos 80 e 90.

Reconhecida por sua criatividade sem limites, a marca conquistou o público ao fabricar doces em formatos inovadores e divertidos, os quais mexiam com o imaginário de crianças e adultos.

No entanto, a mesma protagonizou algumas polêmicas marcantes também, como os inesquecíveis cigarrinhos de chocolate, lançados ainda nos anos 40.

Os icônicos e polêmicos “cigarrinhos” da Chocolates Pan (Foto Reprodução/Internet)

É importante destacar que, na época do lançamento, a indústria cinematográfica romantizava o hábito de fumar, tornando-o um símbolo de sofisticação e elegância.

Portanto, os cigarros tornaram-se uma febre entre as crianças, que imitavam os adultos nas brincadeiras.

Mas, como era de se esperar, ao longo dos anos, o produto passou a ser alvo de diversas críticas por parte de especialistas em saúde e educadores, alegando que os mesmos poderiam incentivar o tabagismo infantil.

Posteriormente, a Chocolates Pan substituiu os cigarros por outra criação de sucesso: a caixa de lápis de chocolate, que fez grande sucesso nos anos 2000 e manteve o espírito lúdico da marca.

Caixa de lápis de chocolate da Chocolates Pan (Foto: Reprodução/Internet)

Crise e falência:

Apesar de seu sucesso e tradição, a Chocolates Pan não conseguiu resistir aos desafios financeiros e administrativos que surgiram ao longo dos anos.

Em 27 de fevereiro de 2023, sua falência foi oficialmente decretada pela 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem de São Paulo.

A principal razão para o colapso foi a incapacidade de honrar dívidas, que já ultrapassaram R$ 300 milhões.

Declarações:

Além disso, as investigações revelaram que a empresa não pagou impostos corretamente há mais de 20 anos, o que contribuiu para o agravamento da crise.

Em nota, a administradora declarou:“Há mais de 20 anos a recuperanda (Pan) não paga seus impostos regularmente, conduta que já foi considerada em outras oportunidades como fraudulenta e contumaz.”

Também há “insuficiência de caixa e a impossibilidade de regularização do passivo, fato que compromete, irremediavelmente, seu soerguimento”.

Ao procurar declarações específicas dos responsáveis pela fábrica, as mesmas não foram encontradas. Porém, o espaço permanece aberto.

Desfechos:

Quem comprou as marcas da Chocolate Pan?

Além do complexo industrial, os administradores leiloadas as 37 marcas registradas da Chocolates Pan separadamente.

Em março de 2023, a empresa Real Solar, de Goianinha (RN), arrematou o portfólio de marcas por R$ 3,7 milhões, vencendo uma disputa com outras 11 empresas.

Fábio Rodrigues Garcia, administrador judicial, destinou os recursos do leilão para quitar dívidas trabalhistas e pagar ex-funcionários.

Além disso, a aquisição possibilitará que a marca Pan retorne ao mercado com uma nova gestão e proposta, o que poderá gerar novos empregos e receitas.

Segundo o leiloeiro Erick Telles, a venda foi um marco importante para o pagamento de credores e funcionários, além de dar uma destinação útil a bens que estavam abandonados.

E você, lembra de mais algum doce que marcou sua infância e que deixou saudades? Deixe nos comentários!

Considerações finais:

Em suma, o Brasil teve muitos chocolates e doces icônicos que marcaram gerações. Alguns exemplos incluem o Chocolate Mania, o Bombom Sedução e a Chocolates Pan.

Apesar desses doces terem conquistado o público com suas criativas embalagens e sabores, muitos deles desapareceram das prateleiras ao longo dos anos.

Por fim, a saudades deles ainda é bem sentida e milhares de consumidores pedem pela volta de alguns ícones, como a Chocolate Mania.

Mas, para saber sobre outras marcas que marcaram a nossa história, clique aqui.*

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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