BOMBA!
Falência, funcionários aos prantos e transmissores lacrados: O fim de emissora de TV grande como a Globo
29/08/2024 às 20h07
Emissora de TV tão grande quanto a Globo chegou ao fim. A gigante chegou a falência, deixou todos os seus funcionários desesperados e lacrou os transmissores. A seguir, saiba tudo sobre esse trágico encerramento de atividades
A televisão chegou ao Brasil em 1950, e desde que chegou, se tornou uma verdadeira forma de entretenimento. Inclusive, sua chegada se deu com a primeira emissora fundada em nosso país. Ao longo dos anos, vários canais fizeram um verdadeiro sucesso entre os telespectadores. Alguns, no entanto, tiveram o fim decretado e surpreenderam muitas pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na noite desta quinta-feira, falaremos sobre a primeira emissora de TV do Brasil, essa que foi tão grande quanto a Globo atualmente, e que se tivesse se mantido, talvez, seria o maior canal do Brasil. O fim desse grande empreendimento se destacou com um verdadeiro escândalo envolvendo choro dos funcionários, protestos, entre outas questões bastante polêmicas.
A emissora em questão é a TV Tupi, inaugurada em 18 de setembro de 1950, em São Paulo. Segundo a ‘Wikipédia’, o jornalista e advogado Assis Chateaubriand foi o responsável por trazer os equipamentos e fundar o primeiro canal de televisão do país. Apesar de bastante sucesso, alguns anos depois, em 1968, a má administração levou a rede tão grande quanto a Globo à ruína.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com a ‘Wikipédia’, em 1980, a TV Tupi encerrou as suas atividades definitivamente. A emissora, que foi uma das pioneiras do país e da América do Sul, acabou sendo impedida de renovar suas concessões depois de uma série de problemas administrativos e financeiros. Dessa forma, o canal teve o sinal encerrado sob protestos.
O ano de 1980 iniciou com salários atrasados e até funcionários sendo pagos com cheques sem fundo devido à grande crise. Até que, em julho daquele ano, o presidente João Figueiredo, último mandatário da ditadura militar no Brasil, assinou o decreto que acabou de vez com o canal. No entanto, mesmo com os acontecimentos, empregados não queriam o fim da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os funcionários chegaram a fazer uma vigília para evitar o fim da emissora. Mas, os esforços, as cenas de choro e completo desespero, não foram suficientes para impedir. No dia 18 de julho de 1980, engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações, acompanhados de policiais federais, se deslocaram até a sede da TV Tupi e lacraram os transmissores.
Um pouco depois do seu fechamento, o empresário Sílvio Santos adquiriu a concessão do canal 4, que transmitia a programação da emissora. Surgia assim o SBT São Paulo, geradora do Sistema Brasileiro de Televisão. O prédio onde funcionava a TV Tupi, construído por Assis no alto do Avenida Sumaré, em São Paulo, abrigou entre 1990 e 2013 a velha MTV Brasil.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Isenção garantida e +2: Comunicado oficial do Bradesco traz 3 benefícios pra quem tem conta poupança em 2025
● “Alerta mais importante”: Oinegue paralisa Jornal da Band com proibição no FGTS para 25M trabalhadores
● “Pode suspender o benefício”: Decreto do INSS em vigor em 2025 traz 2 alertas pros 60+ não perderem salário
Quais as maiores emissoras de TV do mudo?
Segundo o portal ‘Na telinha’, a ABC é a maior emissora do mundo. Com sede nos Estados Unidos, a sigla do grupo American Broadcasting Company é referência não só para o público, mas também em mercado internacional quando o assunto é a produção audiovisual. Sendo uma das empresas do grupo de entretenimento Walt Disney.
A Globo ocupa o segundo lugar do ranking. Vale lembrar que a emissora conquistou o povo brasileiro pelo jornalismo, os programas de auditório e, sobretudo, pelas novelas, do qual se tornou referência em todo mundo. Aliás, as produções do canal costumam ser vendidas para outros países, fazendo um enorme sucesso entre os telespectadores.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.