ADEUS

Falência decretada e compra pelas Casas Bahia: O triste dia em que gigante varejista acabou dando adeus

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A falência de varejista comprada pelas Casas Bahia (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fim de gigante varejista tradicional no mercado brasileiro após anos de sucesso e acabar sendo vendida para as Casas Bahia

O mercado de varejistas no Brasil é um dos que mais aquecem a economia e prova disso é o fato de existir milhares de empresas nesse seguimento, como Casas Bahia, Magazine Luiza, Americanas, dentre muitas outras.

Assim como existem grandes empresas, há outras que no passado fizeram sucesso e hoje só existem na memória de quem um dia teve a oportunidade de desfrutar de seu sucesso. Hoje vamos falar sobre o desfecho de uma gigante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada nos anos 50, a Ultralar estourou em vendas no auge, mas decretou falência e foi comprada pelas Casas Bahia (Foto: Divulgação)

Fundada em 1956 por Ernesto Igel, a Ultralar foi uma das principais varejistas do Brasil. Na época, ela surgiu por conta da intenção da Ultragas de popularizar o fogão, até então raro no país, para impulsionar o negócio principal: botijão de gás.

Mas, ela foi ganhando espaço e mostrou que era muito mais que apenas fogões. Em 1965, a empresa patrocinou na TV Globo o telejornal Ultra Notícias, que foi sucedido posteriormente pelo Jornal Nacional, de acordo com a CNN Brasil. A essa altura boa parte do país comprava nas lojas da gigante.

DECLÍNIO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A boa fase passou, e na década de 90, o Grupo Ultra iniciou o processo de desinvestimento de unidades fora do negócio principal, que era a distribuição de gás e petroquímica. Sendo assim, conforme informações do site Fusões e Aquisições, iniciou nessa época o processo de vendas das Lojas Ultralar.

As Casas Bahia acabou comprando tudo o que sobrou da marca Ultralar e ficou com todos os seus pontos restantes (Foto Reprodução/Internet)

FALÊNCIA

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já nos anos 2000, cerca de 17 lojas estavam passando por dificuldades econômicas, refletindo os desafios enfrentados pelo setor varejista naquele momento. Com isso, Paulo dos Santos, então proprietário da Ultralar, decidiu buscar soluções para evitar a possível falência da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De início, a empresa tentou vender suas operações para a Casas Bahia e Ponto Frio, mas o negócio não foi para frente. Dessa maneira, em 8 de maio de 2000, a Ultralar teve a falência decretada, conforme informações do site Diário do Grande ABC. Assim, seus pontos foram comprados pelas Casas Bahia.

Segundo a CNN Brasil, as Casas Bahia compraram as lojas da Ultralar e o Carrefour ficou com os mercados, após processo de falência (Foto: Divulgação)

CASAS BAHIA TEM QUANTAS LOJAS?

O Grupo Casas Bahia S.A. atualmente conta com mais de 940 lojas distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal, de acordo com informações do próprio site da varejista.

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile