A montadora gigante de carros não suportou a crise e teve a falência decretada
Manter uma grande empresa no Brasil não é uma tarefa fácil. Isso porque qualquer momento de instabilidade na economia pode provocar uma grande desordem e levar ao fracasso de algum empreendimento.
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E por falar nisso, quem enfrentou uma situação dessas foi uma famosa montadora de veículos, que teve um triste e dramático desfecho e acabou sendo vendida a Volkswagen. A montadora trata-se de uma empresa que tentou se solidificar e ganhar espaço, mas, acabou tendo o desfecho que não esperava de forma alguma.
A montadora é a Chrysler do Brasil, que possuía como origem a Chrysler Corporation (atual Stellantis North America). A fabricante chegou no país no ano de 1967, depois de adquirir o controle acionário da francesa Simca.
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A companhia desenvolveu os modelos Simca Esplanada e Regente, mas, depois passou a criar os próprios carros. Vale lembrar que a empresa ficou no Brasil até 1981, onde de acordo com o G1, teve suas ações vendidas a Volkswagen.
A ideia da VW era comprar e eliminar concorrentes, e por conta disso, pouco depois de ser comprada, a Chrysler Brasil foi extinta pela montadora no país.
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Todavia, no ano de 1998, a Chrysler voltou a operar mais uma vez no Brasil. Ela se instaurou no mesmo período de grandes montadora como Toyota, Honda e Renault. Na segunda passagem, a montadora recebeu um investimento de US$ 315 milhões, o equivalente a R$ 1,5 bilhão, para produzir veículos e capacidade para 40 mil veículos/ano.
Contudo, também segundo o G1, a picape Dakota que foi escolhida para chamar clientes, não agradou e acabou não vendendo nem 5 mil unidades ao ano. Os problemas de venda, resultaram na venda da empresa americana para o fundo de investimento Cerberus por US$ 7,4 bilhões.
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Como está a Chrysler?
Atualmente sob o comando da Stellantis, que é resultado da fusão da Fiat-Chyrsler Automobiles com o Grupo PSA, a Chrysler pode retornar ao mercado.
De acordo com o Motor1, é um desejo da montadora relançar as marcas, mas, ainda não sabe-se se todo o seu portifólio vai ser produzido. Hoje a Stellantis é dona da Abarth, Alfa Romeo, Fiat, Lancia, Maserati, Chrysler, Dodge, Jeep, Ram, Citroën, DS, Opel, Peugeot, e Vauxhall.