FIM DE ERA

De falência à venda ao Carrefour: O fim de 3 redes de supermercados tão populares quanto o Pão de Açúcar

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Esses 3 supermercados tradicionais igual ao Pão de Açúcar tiveram de falência a venda ao Carrefour (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas 3 redes de supermercados aclamadas e tão populares como o tradicional Pão de Açúcar, tiveram que lidar com falência e venda ao grandioso Carrefour

No Brasil há grandes redes de supermercados como Assaí, Pão de Açúcar, Carrefour, dentre muitas outras. E ao longo da história muitas foram criadas e outras deixaram de existir após falência ou outras adversidades.

E hoje vamos comentar sobre o fim de 3 gigantes redes de supermercados que fizeram história no Brasil e de forma inesperada saíram de cena e hoje só existem na memória de quem um dia teve a oportunidade de conhecer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercadorama

Vamos abrir nossa lista falando do clássico Mercadorama. Ela foi uma rede de supermercados sediada na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Fundada em 1951 pelo empresário José Luiz Demeterco. Sua primeira loja estava localizada na Praça Tiradentes, no centro de Curitiba.

Não demorou para que a marca crescesse e ganhasse outros pontos, assim como novos clientes. Logo ela se tornou uma das mais tradicionais do estado e começou a expandir seus horizontes. Mas, na década de 90, a marca começou a ser desmontada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O extinto Mercadorama passou pelas mãos do Sonae, do Walmart e do Grupo Big, até chegar ao Carrefour (Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo)

De acordo com informações do site ‘R! Tribuna’, em 1998, o Mercadorama foi comprada pelo grupo Sonae Distribuição Brasil e, em 2005, foi vendida para a rede Walmart. E em junho de 2018, foi aprovada a aquisição de 80% das ações do Walmart Brasil pelo fundo norte-americano Advent International, que transformou-se no Grupo BIG.

E em 2021, o Grupo BIG vendeu suas redes para o Grupo Carrefour Brasil, e essa ação não inclui a bandeira Mercadorama. Em 30 de março do mesmo ano foi decidido que esta bandeira paranaense de mercados seria descontinuada, e que as lojas com o seu nome seriam renomeadas para a bandeira Nacional, conforme informações do site ‘Tribuna PR’.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Peg-Pag

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Peg-Pag foi uma rede de supermercados famosa no Brasil (Foto: Divulgação)

Outro supermercado revolucionário, foi o Peg-Pag. Ele se aproveitou do “milagre econômico brasileiro”, de 1969 a 1973 para crescer. O foco do negócio foi investir em propagandas que passavam a imagem que fazer compras deixaria os consumidores mais felizes.

Para essa façanha eles usaram o casal Peggy e Pag, que estavam sempre sorrindo e felizes fazendo compras. Em alguns anúncios diziam: “Nessas lojas, a Peggy e o Pag juram pelo que existe de mais sagrado, você também será mais feliz”. Logo a rede se tornou um verdadeiro fenômeno.

O sucesso chamou a atenção da concorrência, e conforme informações do Varejo em Dia, em julho de 1978, o Peg-Pag foi vendido para o Grupo Pão de Açúcar por Cr$ 250 milhões de cruzeiros. No início da década de 1980, o GPA foi mudando o estilo do Peg-Pag até que acabou com a marca de vez.

Supermercado Real

O Carrefour comprou o Grupo Big – Foto: Montagem

Fechamos nossa lista falando do Supermercado Real, que foi uma rede varejista fundada na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. As fontes não deixaram claro quando ele foi formado, apenas que a rede foi adquirida pela grupo português Sonae (que já possuía a bandeira de hipermercados BIG) no início dos anos de 1990, como destacado pelo site TVI. E no final de 2005, a Sonae vendeu seus dez hipermercados no Estado de São Paulo para o Carrefour, que colocou um ponto final na marca Real.

QUAL A MAIOR REDE DE SUPERMERCADOS DO BRASIL?

Atualmente, esse título pertence ao Carrefour, que faturou mais de R$ 115,4 bilhões em 2023. O segundo colocado no ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercado) é o Assaí Atacadista, que movimentou R$ 72,7 bilhões.

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile