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Falência decretada e venda ao Ponto Frio: Fim de varejista nº1 de Curitiba abala as donas de casa

Logo Ponto Frio e ilustração varejista (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

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Ponto Frio compra varejista de eletrodomésticos por R$ 12,1 milhões

De fato, o Ponto Frio é uma das maiores redes de varejo do Brasil, reconhecida pela venda de eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e diversos outros produtos.

Fundada em 1946, a empresa se consolidou como uma referência no comércio de itens para o lar e uma variedade de produtos.

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Ao longo dos anos, o Ponto Frio enfrentou a concorrência de grandes nomes do setor, mas nem todos conseguiram se manter no mercado.

Nesta quarta-feira, 12, iremos relembrar o fim de uma varejista que foi a número 1 de Curitiba, e que ainda é lembrada pelas donas de casa da região.

Mas, qual é a varejista?

Estamos falando da Disapel. Criada por Mário Turkiewicz, em 25 de setembro de 1964, em Curitiba, Paraná, a Disapel se tornou uma das redes de varejo mais populares da cidade.

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Originalmente chamada de Distribuidora de Aparelhos Eletrodomésticos Ltda, a primeira loja foi inaugurada na Praça Santos Andrade, em Curitiba.

Em seguida, a empresa mudou sua razão social para Disapel Eletrodomésticos Ltda. e passou a se especializar na venda de eletrodomésticos.

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Ascensão da Disapel

Nos anos 1970, a Disapel consolidou sua posição no mercado e se especializou no comércio de eletrodomésticos, alcançando seu auge com a operação de 110 lojas espalhadas por todo o Brasil.

Naquele período, a Disapel se tornou sinônimo de qualidade, especialmente em eletrodomésticos, e recebeu prêmios como o Top of Mind no Paraná.

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Além disso, a empresa ficou reconhecida por ser revendedora de grandes marcas como Monark, Sundown e Philips.

Lojas Disapel foram um grande sucesso no setor de eletrodomésticos (Reprodução: Internet)

Crise financeira e falência

Na década de 1990, a Disapel já era a maior rede varejista do Paraná, com faturamento anual superior a US$ 500 milhões.

No entanto, apesar de seus números impressionantes, a empresa começou a enfrentar sérios problemas financeiros e dívidas.

Após falhar na tentativa de reestruturação, em junho dos anos 2000, a Disapel teve sua falência decretada.

Propaganda da Disapel (Foto: Reprodução / Internet)

Quando o Ponto Frio comprou a rede?

Por fim, em 25 de julho de 2000, a rede Ponto Frio adquiriu as 81 lojas da Disapel por R$ 12,1 milhões, de acordo com apurações do TV Foco e informações da Folha de São Paulo.

Disputaram pela marca as Casas Bahia e o grupo C.R. Mentz Ltda. (RS).

Loja Ponto Frio (Foto: Reprodução / Internet)

Considerações finais

Em resumo, em junho de 2000, a Disapel teve sua falência decretada. No mês seguinte, o Ponto Frio arrematou as 81 lojas da varejista por R$ 12,1 milhões, marcando o fim de uma era para os consumidores curitibanos.

Veja mais informações sobre varejistas clicando aqui.

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

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