O fim de 3 bancos gigantes, com venda colossal ao Bradesco e falência com dívida bilionária
3 bancos gigantes enfrentaram rombos bilionários, tiveram sua falência decretada e gerou grande desespero para os clientes, um deles inclusive acabou sendo vendido ao Bradesco e pegando a todos de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos, as empresas tiveram que encarar algumas crises financeiras, muitas delas conseguiram dar a volta por cima, mas teve outras que não se sustentaram e tiver que tomar a drástica medida de encerrar as suas atividades.
O mais recente foi o caso do banco americano Silicon Valley Bank (SVB), que de acordo com o portal ‘FDR’, encerrou suas atividades após ter a sua falência decretada, no dia 10 de março de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição financeira focava em atendimento a empresas da área de tecnologia e possuía diversas startups como clientes, mas acabou anunciando um aumento de capital para cobrir um rombo de 2 bilhões de dólares após a venda de títulos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, grande parte dos clientes começaram a resgatar o dinheiro depositado no banco, o que adiantou ainda mais o processo de falência do Silicon Valley Bank e também de outros bancos do Estados Unidos.
Bem antes disso, em 1972, foi criado o Banco Sul Brasileiro S/A , que surgiu após a fusão de 3 bancos, o Banco Nacional do Comércio (Banmercio), Banco da Província e Banco Industrial e Comercial do Sul (Sulbanco).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
A instituição financeira abriu agências em todo o Brasil e passou a expandir os seus negócios, mas passaram a enfrentar diversos problemas que comprometiam a sua rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo.
De acordo com o portal ‘Revista dos Benefícios’, o Banco Sul Brasileiro S/A foi alvo de uma intervenção do Banco Central por conta de problemas financeiros e em 1985 foi substituído pelo Banco Meridional do Brasil S/A, encerrando as atividades do antigo banco.
Por fim, em 2016, segundo o ‘G1’, divulgou que o Bradesco pagou 16 bilhões de reais para concluir a compra de 100% das operações do HSBC no Brasil, portanto a instituição passou a fazer parte da gigante do país.
“Os clientes do HSBC Brasil continuarão a ser atendidos em suas agências de maneira habitual e passarão a contar com produtos, serviços e comodidades oferecidos pelo Bradesco”, explicou o Bradesco na época.
Qual banco com mais clientes no Brasil?
O Brasil conta com diversos bancos gigantes, mas a Caixa Econômica Federal é o que conta com o maior número de clientes, mais de 150 milhões, estando à frente do Itaú, Bradesco e os demais concorrentes.