Uma das maiores rivais do Carrefour no Brasil precisou lidar com o fechamento de 343 unidades, venda por preço baixo e mais
No ano de 1975, o Grupo Carrefour chegou no Brasil. Há 40 anos, a empresa tornou-se uma das maiores no segmento de mercados, mas também precisou lidar com grandes concorrentes.
Enquanto alguns rivais conseguiram crescer no mercado, como o Pão de Açúcar, outros não tiveram tanta sorte e tiveram o fechamento de suas unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta sexta-feira, 02, iremos falar sobre o fim de uma das principais rivais do Carrefour, que precisou lidar com a espécie de falência no Brasil, venda a preço de banana e fechamento de 343 unidades.
Estamos falando do grupo espanhol de supermercados Dia. No dia 31 de maio desde ano, a empresa fechou um acordo para a venda de 100% do capital do Dia Brasil.
De acordo com informações do portal UOL, o Dia concordou em vender seus negócios no país por “um preço simbólico” de 100 euros e sair do Brasil para se concentrar em mercados mais lucrativos, como Espanha e Argentina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação será vendida para um cliente da gestora MAM Asset Management, do Banco Master. A venda fará com que o Dia registre um impacto contábil negativo de 101 milhões de euros em seu balanço, disse no documento.
Desse modo, o Dia teve sua “falência” no país, uma vez que deixará o território nacional. A marca ainda é forte em outros países, como Espanha e Argentina.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FECHAMENTO EM MASSA
Porém, ainda não há informações sobre o que acontecerá com as lojas Dia Brasil que permanecem abertas no país, segundo informações do portal G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros [mais de R$ 220 milhões]”, disse a companhia, em nota.
Em maio, a rival do Carrefour já havia anunciado o fechamento de 343 unidades e 3 centros de distribuição no Brasil. Na época, ela só iria manter as lojas de São Paulo abertas.
Mas, com a venda, não há informações do que acontecerão com as unidades em São Paulo. A medida ocorreu após os persistentes resultados negativos da subsidiária brasileira.
PEDIDO DE RECUPERAÇÃO
Criada em 1979, o Grupo Dia tornou-se um dos principais, principalmente na Argentina e Espanha. A rede também estava presente em Portugal no passado.
A rede chegou ao Brasil em 2001 e chegou a ter quase 600 unidades, de acordo com informações do UOL. No entanto, em maio deste ano, a empresa entrou com o pedido de recuperação judicial com dívidas estimadas em R$ 1 bilhão.
A empresa reforçou que o pedido de recuperação judicial é válido apenas na operação brasileira. O Grupo Dia também pontuou que o objetivo era “tentar superar sua atual situação econômica e financeira”.
NOTA DA EMPRESA
O Grupo Dia chegou a um acordo com a MAM Asset Management, que faz parte do Banco Master, para a venda de 100% do capital do Dia Brasil. A operação resultará no desinvestimento total por parte do grupo no país e permitirá à empresa focar em seus mercados mais rentáveis.
Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management.
O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros.
A efetivação da operação está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.
Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de Recuperação Judicial após um processo de reestruturação no país, anunciado em 14 de março. Conforme informado, após os persistentes resultados negativos no país, a empresa decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição para tentar trazer maior estabilidade à sua operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas.
Desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado. A situação culminou na decisão de focar na Espanha e Argentina, onde atualmente Grupo Dia alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade.
QUANTAS LOJAS O CARREFOUR TEM?
Como havíamos mencionado, o Grupo Carrefour tornou-se uma das maiores empresas no Brasil. Mas, poucos sabem quantas unidades a rede possuí.
A rede conta com aproximadamente 500 unidades em todos os estados, segundo o site oficial da marca.