A rival da Chevrolet paralisou o universo automotivo com o anúncio crucial de falência
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de uma grande empresa. Dessa vez, por exemplo, falaremos da falência de uma montadora de carros rival da Chevrolet.
Vale dizer que, a fabricante foi quem anunciou a própria ruína após 17 anos de negócio. Há beira do colapso há vários meses, a empresa sucumbiu de vez e o inevitável acabou acontecendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Fisker, fundada em 2007. De acordo com informações do ‘InsideEVs Brasil’ no fim da última segunda-feira (17), a problemática fabricante de veículos elétricos entrou com pedido de proteção contra falência depois de ficar sem dinheiro. A montadora rival da Chevrolet alega ter ativos no valor de US$ 500 milhões a US$ 1 bilhão (R$ 2,7 bilhões a R$ 5,4 bilhões), porém, também possui passivos de US$ 100 milhões a US$ 500 milhões (R$ 540,4 milhões a R$ 2,7 bilhões).
O processo judicial no estado de Delaware (EUA), onde a Fisker entrou com o pedido, a empresa estima uma média de 200 a 999 credores. A grande realidade é que a empresa cansou de lutar e Henrik Fisker (dono do negócio), jogou a toalha com o pedido de concordata no Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA, assumindo que não tem mais condições de manter-se no mercado.
“Como outras empresas do setor de veículos elétricos, enfrentamos vários ventos contrários macroeconômicos e de mercado que afetaram nossa capacidade de operar com eficiência.”, disse a fabricante em um comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Depois de avaliar todas as opções para nossos negócios, determinamos que prosseguir com a venda de nossos ativos nos termos do Capítulo 11 é o caminho mais viável para a empresa.”, relatou ainda.
Vale dizer que o pedido de falência se deu meses depois da startup de veículos elétricos interromper a produção do único modelo, o SUV Ocean, que vinha apresentado seguidos problemas de mau funcionamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Fisker produziu 10.193 Oceans em 2023, porém, entregou apenas 4.929 veículos aos clientes. A empresa tentou uma mudança drástica no início de janeiro, buscando parcerias com revendedores franqueados na América do Norte, evitando a venda direta de SUVs aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a montadora rival da Chevrolet segue assim, uma porção de outras startups até a falência de fato acontecer.
Qual o carro da Chevrolet mais vendido no Brasil?
O carro mais vendido da Chevrolet, no Brasil, no ano de 2023, foi o Onix, com mais de 102.049 emplacamentos. Com esses números, o modelo alcançou a terceira colocação dos mais vendidos no ano. O Onix ficou atrás apenas do Volkswagen Polo (111.247) e o Fiat Strada (120.603).