Dívida e falência: O dia em que empresa alimentícia deu adeus
Com uma dívida de 1 bilhão de reais, uma empresa gigante alimentícia brasileira não resistiu a forte crise, e teve que dar adeus após ter sua falência decretada, em 2005, pegando todos de surpresa.
Fundada em 1952, o Frigorífico Chapecó atuava em todo o mercado nacional e também era responsável por exportar seus produtos para mais de 50 países, com suas 8 unidades industriais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após alguns anos, em 1997, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) assumiu o controle da empresa, mas apesar de parecer um bom negócio, acabou sendo o princípio do declínio.
Isso porque em 2003 a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma auditoria no Frigorífico Chapecó, o que comprovou que teriam recebido quase 200 milhões de dólares da instituição financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de todo esse montante recebido, a forte crise financeira que atingiu a Argentina, no início do século XXI, afetou diversas instituições brasileiras, inclusive a grande indústria de Santa Catarina.
Com isso, de acordo com a ‘Folha de S. Paulo’, o Frigorífico Chapecó acabou acumulando uma dívida de mais de 1 bilhão de reais e no dia 29 de abril de 2005 a juíza Rosane Portella Wolff decretou a falência do estabelecimento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
“Como resultado funesto da reorganização e reestruturação mal concebida e pior ainda administrada, a Chapecó existe apenas no papel; foi totalmente esvaziada. Não possui mais funcionários, inteligência estratégica, conhecimento, fundo de comércio ou marca”, disse a juíza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o escândalo exposto em 2003, até o triste dia em que teve que fechar suas portas, a empresa teve 8 mil funcionários demitidos, ainda segundo a ‘Folha de S. Paulo’.
Quais são os maiores frigoríficos do Brasil?
Os três maiores frigoríficos do Brasil, atualmente são o JBS, Minerva e Marfrig.