Uma importante empresa de transportes brasileira ressuscitou após compra de principal concorrente; relembre a Itapemirim
A Viação Itapemirim, ou ITA, foi uma grande empresa de transportes que levou milhões de brasileiros de um estado para o outro. O problema é que uma dívida milionária levou a empresa à falência.
Inaugurada em 4 de julho de 1953, no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo por Camilo Cola, a viação se consolidou e cresceu ao longo dos anos. Após fixar sua sede em São Paulo, seus negócios se expandiram e a empresa se tornou a maior do ramo no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os itinerários dos ônibus passavam em sua maioria por cidades como Campina Grande, Feira de Santana, Alagoinhas, Campos dos Goytacazes, Niterói, Carangola, Caratinga, São Paulo, além de sua própria cidade de origem Cachoeiro de Itapemirim.
VALORES DAS DÍVIDAS
Nos anos 2000, a Itapemirim começou a passar por problemas financeiros. De acordo com o g1, em 2022, o Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a falência da Viação Itapemirim e do grupo ITA Transportes Aéreos. O grupo estava em recuperação judicial desde 2016 com uma dívida de R$ 253 milhões.
O problema é que além da dívida milionária com credores e R$ 2,2 bilhões em tributos, a marca inaugurou sua companhia aérea em 2021. A empreitada só aumentou as dívidas e a situação ficou insustentável.
Após contratar 600 funcionários, a empresa de transportes parou de pagar funcionários, atrasou diversos salários, atrasou viagens e começou a ter problemas com fornecedores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL EMPRESA COMPROU A ITAPEMIRIM?
De acordo com o Diário do Transporte, a Suzantur opera por meio de arrendamento judicial as linhas que eram de responsabilidade da Itapemirim e da Kaissara. Com o nome de Nova Itapemirim, a empresa dá seguimento aos negócios de Camilo Cola, apesar da falência em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE