Falência e prisão: Empresa de energia obrigada a fechar as portas
Uma empresa gigante de energia acabou tendo a sua falência decretada, em 2001, em meio a um grande escândalo, envolvendo fraudes e até mesmo a prisão do chefão.
Fundada em 1985, após a fusão entre Houston Natural Gas Company e a InterNorth Incorporated, a Enron se tornou, de maneira muito rápida, uma das líderes de distribuidora de energia no Estados Unidos, com o faturamento supurando os 100 bilhões de reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, na virada do século, a empresa começou a passar por alguns problemas, e de acordo com o portal ‘Metrópoles’, elas estava manipulando as informações de sua rentabilidade e lucratividade, enganando seus investidores e acionistas.

Enron foi uma das líderes de distribuição de energia no Estados Unidos (Reprodução: Internet)
Diante dessas acusações, a revista Fortune lançou um artigo em que colocava dúvida nas questões financeiras da Enron, já que capitava empréstimos, o que fazia com que acumulassem enormes dívidas, sem que aparecessem no balanço financeiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante desse cenário, em 2001, ainda de acordo com o site, a Enron teve sua falência decretada, o que ocasionou em cerca de 21 mil empregados demitidos e acionistas perdendo 25 bilhões de dólares.
Pouco mais de 4 anos depois da falência, em 2006, o dono Kenneth Lay e o gerente de operações financeiras Jeff Skilling foram considerados culpados de todas as acusações, pelo tribunal federal do Texas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jeff Skilling foi condenado à prisão por 24 anos, mas cumpriu 12 anos em regime fechado e por conta do bom comportamento hoje já se encontra em liberdade. Já Kenneth Lay acabou falecendo, antes da sentença, vítima de problemas cardíacos.
Por conta de fraudes, a empresa decretou sua falência em 2001 (Reprodução: Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a maior empresa de energia do Brasil?
Atualmente, a maior empresa produtora de energia do Brasil é a Enel Brasil, que gerou mais de 36 milhões de reais em defesa.