FIM DE UMA ERA!

Afundada em dívidas, demissão e falência decretada: Empresa tradicional pede seu próprio fim após 100 anos

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Empresa gigante tem falência decretada e deixa milhares de funcionários na rua (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Uma GIGANTE empresa tradicional acaba de ter a falência decretada, após 100 anos de atividades

E uma centenária empresa, extremamente relevante no meio dos transportes, chega ao fundo do poço e tem a falência decretada.

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Estamos falando da Yellow Corp, uma  tradicional e centenária empresa norte americana, do segmento de transportes rodoviários, que infelizmente pediu pelo seu próprio fim ao solicitar pela falência no dia 06 de agosto de 2023.

Inclusive a Yellow, anteriormente conhecida como YRC Worldwide Inc, tem uma importância tão significativa que é considerada uma das maiores transportadoras de cargas dos EUA.

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Nos últimos anos, ela optou por aumentar os preços do transporte para tentar suprir  com os custos ao surgir as novas empresas que visavam competir com a gigante.

De acordo com o G1, a empresa aderiu ao Capítulo 11, regra norte-americana que permite a empresa, com dificuldades financeiras, a continuar funcionando normalmente, dando-lhe um tempo para chegar a um acordo com os credores, mais ou menos como funciona a  “recuperação judicial” aqui no Brasil.

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Derrocada e demissão em massa

A empresa ainda está afundada em dívidas. Segundo o G1, o pedido de falência lista ativos de US$ 1 bilhão contra US$ 10 bilhões de passivos, contendo mais de 100 mil credores.

Vale mencionar que no ano 2020, ainda sob o governo Trump, o Departamento do Tesouro Americano chegou a conceder à empresa um empréstimo de US$ 700 milhões para a era da pandemia por motivos de segurança nacional.

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Porém, o dinheiro acabou não sendo suficiente  para arcar com as dívidas.

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Os Teamsters*, que representavam os 22 mil trabalhadores sindicalizados da Yellow, disseram que a empresa demitiu centenas de funcionários não sindicalizados nas últimas semanas.

*Sindicato nos Estados Unidos e Canadá. Formado em 1903 pela fusão de várias organizações locais e regionais de caminhoneiros, a união agora representa uma diversa coletividade de trabalhadores manuais e outros profissionais tanto públicos quanto privados.

Ainda de acordo com o G1. Mais de 30 mi funcionários foram demitidos nos Estados Unidos e voltaram à estaca zero.

Fora isso, as ações do Yellow caíram mais de 40% desde o dia 03 de Agosto de 2023, quando a notícia de que a companhia poderia entrar com pedido de falência começou a circular.

Análise de especialistas

De acordo com o portal Investing, esse pode ser considerado o maior  colapso em termos de receita e empregos para o inconstante setor de caminhões dos Estados Unidos, embora os clientes digam que as interrupções devem ser limitadas.

Segundo especialistas, em entrevistas concedidas ao New York Times, a atual situação da Yellow preocupa os investidores sobre os novos rumos da economia dos EUA. Isso porque a empresa tem uma grande participação no mercado norte-americano.

Vale mencionar que toda indústria de transportes dos EUA está sob pressão devido ao aumento das taxas de juros e custos mais altos de combustível. Há duas semanas, o Banco Central dos Estados Unidos aumentou os juros básicos em 0,25% ( a maior alta em 22 anos).

Os juros americanos influenciam o mercado financeiro no mundo todo. Quando eles sobem, a tendência é que os investidores retirem recursos de outros países para aplicar nos Estados Unidos porque os títulos americanos são considerados mais seguros.

Agora, a expectativa dos especialistas é que, com a posição tomada pelo Bacen dos EUA, outras empresas – além dos próprios americanos – sejam prejudicadas e a economia local fique afetada negativamente.

Declaração da empresa

Em nota, o Ceo da Yellow, Darren Hawkins, emitiu um comunicado divulgado ao mercado aonde ele expressa todo o sentimento diante da queda:

“É com profunda decepção que a Yellow anuncia que está fechando após quase 100 anos no mercado” – Declarou

Fora isso ele frisou que por gerações, a Yellow forneceu a centenas de milhares de americanos empregos sólidos e bem remunerados e carreiras gratificantes.

Vale dizer que esse pode ser considerado o maior  colapso em termos de receita e empregos para o inconstante setor de caminhões dos Estados Unidos.

Em que situação se encontra a empresa nesse exato momento?

De acordo com a Fox Business, a Old Dominion Freight Line, com sede em Thomasville, Carolina do Norte, apresentou uma oferta de US$ 1,5 bilhão para comprar as participações norte-americanas da falida Yellow, de acordo com relatórios.

O Wall Street Journal informou que a oferta do Old Dominion chega a quase US $ 200 milhões a mais do que uma oferta apresentada pela Estes Express Lines, com sede em Richmond, Virgínia, e desencadearia um possível leilão supervisionado pelo tribunal.

Se as propriedades atingirem os valores propostos, o vencedor obterá uma rede de 169 terminais de caminhões e o Yellow obterá mais do que o dinheiro necessário para pagar os empréstimos contraídos antes do arquivamento do capítulo 11.

A empresa ainda disse que ainda planeja pagar integralmente o resgate, apesar de quase 100.000 credores e US$ 1,3 bilhão em pagamentos de dívidas com vencimento em 2024.

A Old Dominion Freight Line fez uma oferta bilionária pelas participações da falida Yellow (Foto Reprodução/Internet)

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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