SOBREVIVENDO DE APARELHOS
Falência: Empresa tradicional, que faz parte do dia a dia do brasileiro, luta para não morrer
05/09/2023 às 20h18
Marca presente no mercado há mais de 60 anos, vive no terror da sombra da falência e você precisa saber disso
Em poucas palavras, a falência é um processo judicial que busca arcar com as obrigações de uma empresa com problemas financeiros. A justiça irá contabilizar e vender todos os bens dessa empresa com o intuito de pagar todas as dívidas em aberto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Lei 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, diz que o pedido pode ser feito pelas duas partes, pela empresa que deve e também pelo credor. Se o credor, por exemplo, entender que a empresa devedora não tem condições de pagar as dívidas, ele pode entrar com o pedido de declaração de falência para tentar reaver o seu capital. Para que o pedido seja aceito, as dívidas precisam ser superiores a 40 salários-mínimos.
Já se a empresa deseja declarar falência, deve ser comprovado que não há possibilidade de honrar com todos os compromissos financeiros. Inclusive após as tentativas de renegociação oferecidas pela recuperação judicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Marca presente no mercado há mais de 60 anos, a Martau é a única fábrica de ventiladores no Rio Grande do Sul. Atualmente, é a única indústria nacional que produz ventiladores de teto da linha premium (motor 16 polos, bobinado com fio de cobre, alumínio 99,7% de pureza para fundição). A grife americana de ventiladores de teto que comercializa produto com mesmas características e qualidade, a Hünter, produz tudo na China e deixou de operar no VAREJO brasileiro. No caso da Martau, faz questão de destacar o CEO Milton Martins, todos os fornecedores e sistemistas são brasileiros, prioritariamente, gaúchos.
A Martau faliu de vez?
Após ter a falência decretada em julho de 2021 e revertida no Tribunal de Justiça em definitivo em setembro do ano passado. A tradicional fabricante de ventiladores e eletrodomésticos Martau teve seu Plano de Recuperação aprovado por credores agora em 2023. Conforme o CEO da companhia, Milton Martins, a empresa, que tem sede em Porto Alegre, pretende concluir sua reestruturação e oxigenar seu caixa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu