O fim de emissora de TV após decretar falência e venda à Record
Emissora de TV tão tradicional quanto a Globo tem fim decretado, após falência, escândalo milionário e venda à Record.
Portanto, estamos falando da TV Jovem Pan, que era sediada em São Paulo e operava no canal 16 UHF e foi inaugurada em 1991 pelo empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como Tuta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações da Wikipédia, a foram investidos mais de US$ 16 milhões em equipamentos, sendo US$ 3,5 milhões somente em permutas com empresas.
Além disso, mais de US$ 9 milhões foram aplicados em equipamentos de última geração e o restante foi aplicado na reforma de um prédio que abrigaria quatro estúdios e o departamento comercial, administração, diretoria e presidência.
Entretanto, logo em 1992, a TV Jovem Pan não tinha um gerador de receita para que o pagamento de suas dívidas fosse efetuado. A solução encontrada por Tuta e Hamilton foi a dissolução da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, o plano de Hamilton era declarar a falência da emissora pra que suas ações caíssem e, então, ele pudesse compra-las e ter maior e/ou total poder sobre os rumos da programação.
Com isso, em 1995, a TV Globo São Paulo e a TV Record travaram uma disputa para a compra da sede da TV Jovem Pan na Barra Funda.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a Record levou o prédio, 32 câmeras Beta, três estúdios e quatro unidades móveis. Estima-se que a compra girou em torno de US$ 30 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, o dinheiro arrecadado na venda da propriedade permitiu que Tuta fosse finalmente ressarcido e a emissora pudesse seguir novos rumos.
Por fim, no mês de julho daquele mesmo ano, o canal 16 UHF passou a transmitir a programação do Canal Brasileiro da Informação e vendeu seus horários para o Shop Tour.
Qual é a maior emissora da atualidade no Brasil?
De acordo com O Antagonista, a Globo permanece na liderança absoluta da audiência da TV. Em janeiro, o canal marcou 11,09 pontos de audiência no Painel Nacional de Televisão, estudo mais amplo da Kantar Ibope Media.