Surpreenda-se com a triste falência de uma fábrica gigante do ramo alimentício, com demissões e R$ 1 bilhão em dívidas
Uma gigante dos alimentos, conhecida por todos que compravam os seus produtos diariamente, infelizmente teve a sua falência decretada de vez no mercado. Assim, com dívidas milionárias e uma verdadeira crise no Brasil, a fábrica acabou dando adeus ao ramo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são da Wikipedia, o qual informou sobre o famoso Frigorífico Chapecó, que foi uma empresa alimentícia brasileira de bastante sucesso.
Conforme foi informado, a Chapecó atuava em todo o mercado nacional, sendo uma exportadora para mais de 50 países. Desse modo, a rede tinha 8 unidades industriais, 5 mil empregados e cerca de 3 mil produtores integrados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse contexto, em 1997 o BNDES assumiu o comando da empresa. Já em agosto de 1999, o BNDES firmou um acordo com o grupo argentino Macri, para realizar a assunção do controle da Chapecó, com a redução da dívida pendente de 285 milhões para 138 milhões de dólares.
Entretanto, em agosto de 2000, o frigorífico teve a quebra do sigilo bancário de 2 contas decretada pelo juiz Mauro Sbaraini, da 1ª Vara Federal de Cascavel (PR). Tudo isso ocorreu a pedido do Ministério Público Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, a quebra de sigilo foi feita com o intuito de investigar se houve intermediação do ex-secretário-geral da Presidência Eduardo Jorge Caldas Pereira na liberação de recursos do BNDES para a Chapecó.
Assim sendo, o longo processo causou uma grave crise na empresa, com 4.700 funcionários demitidos e jogados na rua. Já em 29 de abril de 2005, a juíza Rosane Portella Wolff, da 3ª Vara Cível de Chapecó, decretou a falência da gigante dos alimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Por fim, a rede alimentícia viu a sua situação se agravar ainda mais, com dívidas que chegaram a cerca de 1 bilhão de reais, dando adeus de vez para milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são as maiores empresas de varejo do mundo?
Segundo as informações do site “comschool.com”, estas são algumas das maiores empresas varejistas do mundo:
- Amazon (1634,2 bilhões de dólares);
- Alibaba (629,7 bilhões de dólares);
- Walmart (407,8 bilhões de dólares);
- Home Depot (286 bilhões de dólares);
- Nike (222,1 bilhões de dólares);
- Pinduoduo.com (217,9 bilhões de dólares);
- Costco Wholesale (166,9 bilhões de dólares);
- JD.com (138,1 bilhões de dólares).
Conclusões finais
Por fim, o Frigorífico Chapecó infelizmente deu adeus ao mercado de vez, deixando milhares de clientes desolados, marcando uma época com serviços de qualidade e ótima referência.