BOMBA
FALÊNCIA: Fábrica amada dos brasileiros decreta fim definitivo e joga os funcionários na rua, chocando o Brasil
29/06/2024 às 11h10
Confira tudo sobre essa fábrica gigantesca e muito amada pelos brasileiros que decretou falência e demitiu todos os funcionários deixando o Brasil em choque
Vale dizer que, começar um negócio não é uma tarefa nada simples. Isso porque uma série de situações podem levar o empreendimento ao fundo do poço. Dessa vez, por exemplo, vamos falar de uma fábrica gigantesca que sucumbiu a crise e teve sua falência decretada no país demitindo todos os seus funcionários. A seguir, confira todos os detalhes sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2023 uma fábrica amada pelos brasileiros foi definitivamente ao fim no Brasil, após ter sua falência decretada pela Justiça. Estamos falando sobre a queridinha dos brasileiros, a Chocolates Pan. A empresa vinha passando por uma grande crise a acabou não suportando as dívidas e acabou sucumbindo aos problemas.
Bom, quem viveu intensamente os anos 2000 com certeza se lembrará de um dos produtos mais famosos da marca: os cigarrinhos de chocolate. Ah, sem esquecer de mencionar as queridinhas moedas de chocolate. Para muitos, o chocolate tem gosto de infância, afinal, na década retrasada, foi, simplesmente, uma das sensações entre as crianças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘G1’, da Globo, ainda em 2020 a Chocolates Pan havia entrado com um pedido de recuperação judicial. Porém, em 2021, não conseguindo se recuperar, pediu autofalência, logo, a justiça declarou o fim da fábrica. A decisão foi cravada pelo juiz Marcello do Amaral Perino, da 1° Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem de SP.
O juiz declarou que a Chocolates Pan deveria ter as atividades encerradas e vender seus bens para pagar os credores e funcionários. A fábrica, amada e querida pelos brasileiros, tinha 85 anos de história, a Chocolates Pan havia sido comprada há pouco tempo pelo Grupo Brasil Participações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, por ser conhecida como devedora costumas de tributos e pela inscrição irregular, a justiça não teve outra opção, a não ser encerrar as atividades da mesma.
Declarações do juiz Marcello Amaral
“Reconhecida como devedora contumaz dos tributos e sem a sua inscrição regularizada, não há como considerar como possível a continuidade das atividades da recuperanda”, escreveu o juiz. “Nesta toada, de se relembrar que há mais de 20 (vinte) anos a recuperanda não recolhe regularmente seus impostos estaduais, conduta que se mostra contumaz e desleal para com seus concorrentes”, apontou ainda em outro trecho.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
● Dívida de R$2,1BI e falência arrasadora: Banco tão popular quanto Santander tem portas lacradas após 50 anos
O que aconteceu depois da falência da Chocolates Pan?
Bom, em outubro do ano passado, segundo a ‘CNN Brasil’, a Cacau Show arrematou a compra da fábrica da Chocolates Pan em leilão. A empresa comprou a área do imóvel onde ficava a fábrica, bem como os equipamentos e máquinas do local. O montante da compra foi de mais de R$ 71 milhões, representando um acréscimo de 33% do preço inicialmente estipulado.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos procuram a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa.
Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas. A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, considerado irrecuperável.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.