Sucesso mundial, a franquia de lanchonetes não conseguiu emplacar em um dos vizinhos do território brasileiro e acabou fechando as portas, depois de 14 anos de tentativas
No Brasil, os populares McDonald’s, Burger King e Subway podem ser vistos, praticamente, a cada esquina nas grandes capitais. Já são anos de história de todos eles por aqui, aumentando o número de restaurantes meteoricamente no mapa das principais cidades.
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Segundo o Kantar, o país bateu um recorde de consumo de fast-food este ano. Surpreendentemente, os dados revelaram que houve um aumento de nada menos que 31% sobre a pesquisa feita em 2023. Um dos principais motivos teria sido a crescente dos aplicativos de delivery.
O McDonald’s, sem muita discussão, é líder no Brasil, onde mantém 1.020 unidades e mais de 50 mil funcionários. São longas décadas de sucesso e bilhões de dólares movimentados. Mas, ainda assim, a rede não conseguiu emplacar em um dos países vizinhos na América do Sul e foi à falência.
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Segundo o Uol, em 2012, todos os restaurantes da marca foram fechados na Bolívia e, desde então, nunca mais voltaram. Foram mais de 14 anos de tentativas, até que a crise inevitável fizesse com que eles abandonassem a nação de vez. Durante a “curta” estadia, foram 8 lojas abertas, espalhadas por La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra, recebendo, inclusive, a presença de políticos.
Desprezados pela cultura local, as vendas dos lanches fracassaram entre os residentes e eles ficaram no vermelho. Um dos motivos para a rejeição do restaurante, ao que parece, seria a economia nacional. O Mídia Ninja revelou que a oferta mais barata custava cerca de 25 pesos bolivianos, que daria em torno de R$ 19,45. Apesar de não parecer muito, o valor fugia da realidade de boa parte da população.
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O que acontece em casos de falência?
O processo, para quem não sabe, reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto. Ele pode levar longos anos na Justiça, assim como também pode ser revertido, caso o responsável consiga achar um jeito de levantar a empresa novamente.
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