3 emissoras históricas acabaram tendo um triste desfecho após anos no ar entre falências, crises e fracassos; Relembre cada uma delas e deixe a nostalgia entrar
Desde sua criação, a televisão transformou-se em uma das maiores influências culturais e sociais no Brasil, levando informação, entretenimento e até mesmo unindo famílias em torno de seus conteúdos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo das décadas, ela evoluiu de transmissões em preto e branco, com poucas emissoras, para uma oferta vasta e colorida de canais e formatos que capturam a atenção de milhões de telespectadores diariamente.
Um fato incontestável é que a televisão moldou gerações, criou ícones culturais e até hoje é um meio de comunicação acessível a grande parte da população brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, muitas delas acabaram passando por crises, encerramentos abruptos e até mesmo falências, pegando muitos brasileiros de surpresa, rompendo vínculos emocionais e provocando nostalgia.
Sendo assim, a equipe do TV Foco especializada em história da TV, traz informações contidas no @Canal 90, do YouTube, apresentadas pelo Nogy, contando um pouco a trajetória de ao menos 3 dessas emissoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, segundo o próprio apresentador parafraseou no vídeo: “Vamos falar sobre mais emissoras de TV icônicas que fizeram história, mas que infelizmente foram pro buraco e saíram do ar”:
- 1- Loading
- 2- TV Rio
- 3- TV Corcovado/Copacabana
1- Loading:
De acordo com Nogy essa foi a falência mais abrupta da história, uma vez que a emissora que durou pouco mais de 5 meses no ar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lacrada pela polícia, dívidas e revolta: Falência de emissora gigante como a Globo devasta o país
● Falência, rombo de 600M e funcionários na rua: 5 emissoras de TV que foram arrancadas do ar sem dó
● Galã do horário nobre da Globo entrega situação com astro em bastidores: “Com uma cenoura no ânus”
A emissora, lançada em dezembro de 2020 e prometia conteúdos voltados para cultura pop, games, e-sports, animes e produtos de interesse jovem.
Porém, em de maio de 2021, a direção anunciou o encerramento das atividades, pegando a todos de surpresa.
A situação foi resultado de um rombo causado pelos altos investimentos e da desistência de investimento pela Kalunga, principal patrocinadora e não conseguiu outro a ponto de salva-la.
De acordo com o portal Na Telinha, desde o começo a Loading enfrentava crises internas, como a saída de equipes do programa Metagaming e do campeonato de League of Legends, que relataram censura e divergências editoriais.
Alguns funcionários insinuaram censura ao publicar conteúdo inusitado, como receitas, em referência a práticas da Ditadura Militar.
Após as demissões, colaboradores criticaram a falta de comunicação e mencionaram atitudes do presidente, Thiago Garcia, como bloqueios nas redes sociais.
2- TV Rio:
Criada ainda na década de 50 por João Batista do Amaral, o Pipa, a TV Rio foi uma das primeiras emissoras de televisão do Rio de Janeiro.
Inovou ao utilizar o videoteipe e produzir programas de grande sucesso, como o “TV Rio Ring“. Sucesso e liderança:
Ela também fez parte da Rede de Emissoras Unidas, liderando junto com a TV Record por alguns anos. Aposta em diversos formatos, como telenovelas e programas infantis, conquistou o público carioca.
Infelizmente no ano de 1967, a TV Rio começou a enfrentar dificuldades financeiras e de programação, devido à concorrência com a Globo e à saída de profissionais importantes.
A emissora passou por diversas mudanças de proprietários, mas a situação financeira só piorou. As dívidas acumuladas com fornecedores e funcionários levaram à falência.
Em 1977, a concessão da TV Rio foi cassada e seus transmissores foram lacrados, marcando o fim de uma era da televisão brasileira.
3- TV Copacabana/Corcovado:
Por fim, e de acordo com Nogy, a TV Copacabana, que posteriormente se chamaria TV Corcovado, pertencia ao saudoso Silvio Santos, dono do SBT.
Juntamente com Paulo Machado de Carvalho, o apresentador esteve à frente da emissora, que era um dos braços das emissoras independentes.
Como havia uma rádio com o mesmo nome, a emissora trocou de nome para TV Corcovado. Sua grade de programas contava com vários segmentos como:
- Câmera Aberta;
- Bem Forte;
- Samba de Primeira;
- Sessão Pão de Açúcar
- e mais …
Com um tempo, a Corcovado passou a retransmitir programas da TV Record e MTV, depois de um acordo com o Grupo Abril.
Porém, devido à baixa audiência e poucos anunciantes, a emissora fechou as portas e foi vendida meses depois ao Grupo Martinez, que se tornaram a rede OM Brasil.
Vale destacar que não foram encontradas manifestações oficiais sobre o encerramento das emissoras por parte dos seus responsáveis, na época.
Para saber o que rolou com a OM Brasil, clique aqui*
Qual a maior emissora da TV Brasileira hoje?
De acordo com o portal Wiki, o maior canal da TV aberta é a Rede Globo,. Por ser o canal de maior audiência do Brasil, a TV Globo possui um histórico de controvérsias em suas relações na sociedade brasileira.
A emissora possui uma capacidade sem paralelo de influenciar a cultura e a opinião pública.
Conclusões finais:
Em suma, a televisão no Brasil teve um papel crucial, evoluindo de transmissões limitadas a uma grande diversidade de conteúdos que marcaram gerações.
Algumas emissoras icônicas, como Loading, TV Rio e TV Corcovado, enfrentaram dificuldades e acabaram encerrando suas atividades, surpreendendo muitos espectadores.