A companhia colossal e queridinha por milhões de clientes teve o fim decretado e comunicado na Band deixou muitos em desespero
Os bancos são uma parte fundamental no dia a dia dos brasileiros que necessitam fazer compras ou qualquer outra transação que envolva dinheiro. Dessa forma, as instituições acabam sendo cruciais e queridinhas pela população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, apesar do sucesso, existem companhias que acabam sucumbindo e decretando falência, como é o caso da que iremos tratar nesta matéria. A notícia, inclusive, foi confirmada em Jornal da Band e deixou todos os clientes em desespero.
Acontece que, o portal da Band, veículo responsável pela exposição de notícias, trouxe à tona o colapso de 48 horas do Silicon Valley Bank (SVB). O banco anunciou o encerramento das atividades no dia (10) de março de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, a notícia da falência provocou apreensão entre os clientes do SVB que não conseguiram movimentar o dinheiro aplicado no banco. Na época, a falência, ocorreu uma grande apreensão nos especialistas. Sem dúvidas, o principal medo era que a falência da instituição financeira provocasse um efeito dominó parecido ao que levou à crise financeira de 2008.
Um dos fatores que resultou na falência da instituição foi o aumento na taxa de juros dos EUA, que passou de 0,25%, em 2020, para 4,75%, em fevereiro de 2023, em uma tentativa do Banco Central americano de controlar a inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Jornal da Band, essa se trata da segunda maior falência de um banco na história dos Estados Unidos. O SVB era um dos 20 maiores bancos comerciais dos EUA e agora está sob o controle da Corporação Federal de Seguro de Depósitos dos EUA (FDIC), após ele se tornar incapaz de pagar os clientes que retiraram seus depósitos.
Vale dizer que, além da queda nos recursos, a companhia também viu novos investimentos minguarem. Logo, o banco foi ficando sem dinheiro. Para piorar a situação, o banco havia realizado uma série de investimentos no Tesouro dos EUA e em títulos de dívida pública com R$ 54 bilhões ligados ao governo. Assim, com o aumento da taxa de juros os valores desses títulos acabaram caindo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
● Dívida de R$2,1BI e falência arrasadora: Banco tão popular quanto Santander tem portas lacradas após 50 anos
Qual o maior banco do Brasil em número de clientes?
O Nubank passou a ser a quarta maior instituição brasileira em número de clientes, ao ultrapassar o BB no segundo trimestre de 2023. Vale lembrar que os dados são do Ranking de Reclamações do Banco Central (BC). Veja abaixo a lista completa dos 10 maiores:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes;
- Bradesco: 104.486.688 clientes;
- Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes;
- Nubank: 77.665.209 clientes;
- Banco do Brasil: 74.579.521 clientes;
- Santander: 64.360.563 clientes;
- Original: 50.266.862 clientes;
- Mercado Crédito: 47.390.877 clientes;
- AME Digital: 32.678.718 clientes;
- Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes.