Empresa de mais de 100 anos fecha as portas e decreta falência
Na noite desta quarta-feira (28), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre o dia em que a empresa tradicional gigante fechou as portas após mais de 100 anos e decretou falência há 10 anos atrás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso, estamos falando da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, que foi fundada no dia 11 de março de 1892 e teve sua origem com oito teares manuais, instalados dentro de um depósito de mercadorias do comerciante Carlos Renaux.
No ano de 1918, a empresa foi transformada em uma sociedade anônima, sob o nome de Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, tendo os filhos e filhas de Carlos Renaux, e os respectivos sogros, como acionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, segundo informações expostas na obra ‘Histórias Econômicas do Município de Brusque’, no ano de 1935, a Fábrica possuía três unidades, 294 teares e 649 trabalhadores.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Porém, como nem tudo são flores, no dia 15 de julho de 2013, a empresa teve sua falência decretada, encerrando uma história de mais de 121 anos de existência, pela juíza Ana Vera Sganzerla Truccolo, da Vara Comercial da comarca de Brusque.
Vale destacar que a sentença foi protocolada em ação de recuperação judicial iniciada no ano de 2011, fazendo com que a empresa tivesse uma paralisação parcial das atividades no início de junho daquele ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE A EMPRESA ALEGOU APÓS DECRETAR FALÊNCIA?
Segundo informações divulgadas pelo site ‘Jus Brasil’, ao admitir a falência, a empresa alegou ter procurado novos investidores e fomentadores industriais, mas que no caso, tudo foi sem sucesso.
Inclusive, a empresa não cumpriu com o estabelecido no plano de recuperação e pediu a decretação da falência antes mesmo do previsto, fazendo com que a Justiça determinasse o bloqueio de valores em ações.