ENTENDA!
Falência decretada: Fim de fábrica gigante dos eletrodomésticos após 20 anos abala brasileiros
19/02/2025 às 10h00

Fábrica gigante dos eletrodomésticos lidou com problemas financeiros e demissões
De fato, as indústrias de eletrodomésticos são responsáveis pela fabricação de itens essenciais, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de tornarem o dia a dia mais prático, também movimentam a economia, gerando milhares de empregos e incentivando a inovação tecnológica.
No Brasil, várias empresas se destacaram pela qualidade de seus produtos, conquistando o público. No entanto, algumas não conseguiram resistir às crises econômicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quarta-feira, 19, iremos relembrar o fechamento de uma gigante do setor de eletrodomésticos após 20 anos de operação, um acontecimento que ainda impacta os brasileiros.

Mas, afinal, qual é a grande fabricante de eletrodomésticos?
Trata-se da Enxuta, uma empresa sediada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim devastador após 51 anos: Banco N°1 do Brasil tem falência arrasadora decretada pelo Banco Central
● Encerramento das atividades: Colégio n°1 do Rio de Janeiro, em prédio de R$ 101M, fecha as portas em 2025
● R$114M e falência: O fim de loja nº1 de materiais de construção em Campo Grande, MT, e venda a gigante
Fundada em 1981 pelo Grupo Triches, a Enxuta entrou no mercado de linha branca com foco em eletrodomésticos compactos, tornando-se uma das marcas mais populares do país.
Durante as décadas de 1980 e 1990, a empresa se destacou na produção de secadoras e chegou a criar o Grupo Enxuta S.A., que passou a administrar tanto a fábrica quanto a marca.

Falência de empresa
Em julho de 1995, visando uma reestruturação administrativa e societária, a Enxuta foi vendida para a Ponto S.A., empresa ligada ao Grupo Triches.
Porém, em 2001, a empresa enfrentou dificuldades financeiras, acumulou dívidas e ficou sem capital de giro, resultando na demissão de 750 funcionários em Caxias do Sul.
Em seguida, a companhia declarou falência e foi leiloada, de acordo com apurações do TV Foco e informações do portal Exame.
Empresa assume negócios
No ano seguinte, em 2002, a Cooperativa de Produção Industrial de Eletrodomésticos Caxias Ltda (Eletrocoop) assumiu a operação da marca.
Criada por ex-funcionários da empresa, a Eletrocoop operou sob a administração da Atlas Indústria de Eletrodomésticos. Em 2003, a Atlas adquiriu toda a operação.
Naquele mesmo ano, foram relançadas as linhas de lava-roupas, lava-louças e secadoras de roupas sob o nome Atlas Sul.

Como está a Enxuta atualmente?
Por fim, a marca retornou ao Brasil em 2024 com aquecedores de ambiente, de acordo com a Exame.
Já no Uruguai, a Enxuta continua ativa, oferecendo diversos produtos eletrônicos, operada pela empresa Gelbring.
Considerações finais
Em suma, em 2001, a fabricante de eletrodomésticos Enxuta declarou falência devido ao acúmulo de dívidas. No ano seguinte, em 2002, a Cooperativa de Produção Industrial de Eletrodomésticos Caxias Ltda (Eletrocoop) passou a administrar a marca.
Veja mais informações sobre falência clicando aqui.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br