FALÊNCIA!

Falência: Fim decadente de rival nº1 da Globo deixa telespectadores órfãos

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Falência e fim decadente de rival nº1 da Globo - Foto: Internet

A emissora que é rival número um da Globo deixou os telespectadores órfãos depois da falência decretada por sucumbir à crise

No Brasil, podemos contar com grandes emissoras de TV, canais esses que fazem a alegria de milhões de telespectadores diariamente. Aliás, as redes são fundamentais na propagação do entretenimento até chegar na casa do cidadão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, podemos contar com grandes emissoras, como, por exemplo, Globo, SBT, Band, Record, e RedeTV!. Todavia, assim como gigantes acabam deslanchando e fazendo muito sucesso, outras redes não conseguem o mesmo feito e acabam indo ao fundo do poço.

Dessa vez, por exemplo, iremos tratar do fim decadente de rival nº1 da Globo, deixando telespectadores órfãos. Estamo se referindo a ninguém menos que a popular TV Excelsior, sediada na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora rival da Globo teve o sinal encerrado em 1970 (Reprodução: Internet)

A estreia do canal rival da Globo se deu no dia (09) de julho de 1960, em uma cerimônia realizada no Teatro Paulo Eiró. Na época, para superar os concorrentes, o canal contratou profissionais excelentes e que já tinham grande potencial, como é o caso de Renato Aragão e Dedé Santana.

DECADÊNCIA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo parecia perfeito, até que no ano de 1964, a TV Excelsior passou a enfrentar dificuldades, especialmente por conta da censura imposta pela Ditadura Militar, que chegou ao ponto de forçar a retirada de alguns programas da emissora do ar.

Já nos anos seguintes, crises decorrentes de golpes, má administração, carga tributária e perda de investimentos em programas por conta da censura, agravaram ainda mais a situação do canal que ia de mal a pior.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FALÊNCIA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por sua vez, no ano de 1970, o canal rival da Globo teve a sua pior crise, após se afundar em dívidas e problemas internos. A situação era tão grave que a TV Excelsior recebeu um prazo até (15) de dezembro de 1970 para regularizar as obrigações com o governo, sendo exigido o pagamento da metade do valor.

Mas, a emissora não conseguiu voltar a tempo e, no dia (30) de setembro do mesmo ano, por volta das 18h40, o jornalista Ferreira Neto interrompeu a transmissão e comunicou que o Governo Federal havia decretado o fim do canal. Assim, uma das emissoras mais prestigiadas do Brasil foi arrancada do ar e deixou o público completamente perplexo.

Qual o primeiro canal de TV do Brasil?

No dia 18 de setembro de 1950 foi inaugurada, por Assis Chateaubriand, a TV Tupi de São Paulo, considerada a primeira emissora brasileira e a primeira da América do Sul.

Mas infelizmente em 1968, com a morte do seu fundador, a TV Tupi enfrentou inúmeros problemas que se alastraram por anos e culminaram em sua falência em 1980.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile