Um shopping de SP virou assunto e causou espanto por conta de um comunicado de fechamento. Todos os lojistas foram mandados embora do espaço
Não precisa ser um especialista no assunto para chegar a conclusão que os shoppings continuam sendo um dos passatempos favoritos dos brasileiros. A concorrência no setor trouxe consequências severas aos estabelecimentos. Nesta matéria, falaremos da falência de um shopping gigante de SP. A notícia caiu como uma bomba no colo dos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, vale lembrar que estamos falando sobre o Marechal Plaza Shopping. De acordo com informações do portal ABC Repórter, o empreendimento histórico fechou as portas após quase duas décadas de atividade e deixou todo mundo chocado. Ele ficava localizado no centro de São Bernardo.
Inaugurado em dezembro de 2004 por irmãos e empresários descendentes de família italiana, o shopping se destacava como um ponto de referência na região. Uma vez que oferecia aos seus clientes algumas comodidades e serviços na principal rua de comércio da cidade, a Marechal Deodoro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o portal Vipzinho, o Marechal Plaza Shopping foi adquirido por um grupo de investidores chineses que querem transformar o espaço em um centro de compras no estilo da famosa Rua 25 de Março, localizada no centro de São Paulo. Os lojistas tiveram até 20 de janeiro de 2024 para sair do local.
Comunicado:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Diário do Grande ABC, a administração do Marechal Shopping chegou a emitir uma nota esclarecendo o fechamento do empreendimento:
“O Marechal Plaza Shopping, por meio de seus proprietários e através da sua administradora Urbanize Desenvolvimento Imobiliário, vem a público, com pesar, informar o encerramento de suas atividades.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Em decorrência da inviabilidade econômica do empreendimento, que se agravou no período da pandemia, mesmo após diversas tentativas, não restou alternativa aos empreendedores, a não ser o encerramento de suas atividades em 20 de janeiro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após um longo ciclo de quase 20 anos contribuindo com o comércio na região central da cidade, o Marechal Plaza Shopping agradece aos lojistas e clientes que por aqui passaram”.
Maior shopping do mundo:
O título de maior shopping do mundo, em termos de área total bruta (ATB), pertence ao Dubai Mall, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com uma área impressionante de 1,2 milhão de metros quadrados, o Dubai Mall abriga mais de 1.200 lojas, um aquário gigante, uma pista de patinação no gelo e etc.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.