Uma triste notícia relacionada a um amado shopping de SP pegou todo mundo de surpresa. Isso porque o empreendimento acabou fechando as portas de uma só vez
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de um grande empreendimento. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre o encerramento de um shopping de SP que fechou as portas após ter a falência decretada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cidade de São Paulo contém alguns dos maiores complexos comerciais do país. Há mais de 10 anos, um complexo comercial em questão chamava a atenção, principalmente pelo seu tamanho, com direito à seis pavilhões térreos, além de lojas e áreas de suporte e serviços adicionais em seu terreno.
Segundo a Wikipédia, o shopping era o famoso São Paulo Mart Center, ou apenas Mart Center. O local foi inaugurado ainda em 1988 e começou rapidamente a ser consumido por clientes do varejo e até atacado, empresários de todo o país compravam no complexo para revender.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cerca de 300 lojas faziam parte do shopping e nos anos 2000, passou a sediar também alguns eventos e feiras, atraindo ainda mais a atenção do público. Na mesma época, os proprietários do empreendimento iniciaram as obras de um prédio em um terreno ao lado que sediaria o Hotel Mart Center.
O novo empreendimento serviria aos turistas que viriam ao shopping para fazer compras, muitos deles de outras cidades e estados. Na segunda metade da década de 2000 o shopping começou a enfrentar uma crise e foi cada vez menos frequentado. Assim, as obras do hotel foram suspensas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após algumas tentativas de reerguer o complexo, em 2011 o Mart Center fechou todas as suas lojas e deu adeus. Em maio de 2021, uma casa noturna foi inaugurada em um dos galpões do antigo complexo, no entanto, o restante do complexo segue parado e com sinais de abandono por todos os lados.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
De acordo com informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.