Falência decretada e penúria: Fim de restaurante nº1 abala cariocas após 100 anos no Rio de Janeiro, RJ

Falência decretada e decadência irreversível: Fim de restaurante, nº 1 da boemia carioca, deixa milhares órfãos de um século de tradição no coração do Rio
Um dos símbolos mais antigos e tradicionais da boemia carioca explodiu uma péssima notícia em meados de outubro de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque o Bar e Restaurante, Bar Luiz, famoso por servir o melhor da culinária alemã na Rua da Carioca, no Centro do Rio, teve sua falência decretada pela Justiça, após anos de “penúria”, conforme mencionado pelo Diário do Rio.
Tal decisão deixou milhares de clientes consternados, uma vez que sua despedida marcou o fim de uma era na vida cultural da cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste contexto, a partir de informações coletadas através dos portais O Globo, Diário do Rio e Wiki a equipe especializada em economia do TV Foco, traz abaixo toda a história e potência desse grande nome, o qual ficará para sempre marcado na memória.

Um nome centenário
A história do Bar Luiz deu inicio ainda no dia 3 de janeiro de 1887, quando Jacob Wendling o estabeleceu na Rua da Assembleia, número 102, sob o nome de Zum Schlauch (“À Mangueira” ou “À Serpentina” em alemão):
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Na época, o nome fazia referência ao sistema de serpentinas imersas em gelo, o qual, por sua vez, resfriava o chope antes de ser servido;
- Considerado a primeira cervejaria da cidade – e possivelmente do Brasil –, o bar rapidamente se tornou um ponto de encontro popular.

Um novo endereço e um novo nome:
Mas, em 1901, devido a dificuldades na renovação do aluguel, o bar mudou-se para o número 105 da mesma rua e foi rebatizado como Zum Alten Jacob (“Ao Velho Jacob“), em homenagem ao fundador que se retirava dos negócios:
- Adolf Rumjaneck, afilhado de Jacob, assumiu a direção.
- Em 1915, uma lei que promovia a valorização da língua portuguesa obrigou uma nova mudança de nome, passando a se chamar Bar Adolph.
Entretanto, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, estudantes do Colégio Pedro II quase destruíram o bar ao confundir o nome Adolph com uma homenagem a Adolf Hitler.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Felizmente, a intervenção do músico Ary Barroso evitou a tragédia.
Assim, como consequência, Ludwig Vöit, então proprietário, naturalizou-se brasileiro e adotou o nome de Luiz, rebatizando o estabelecimento como Bar Luiz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ponto de encontro
Ao longo das décadas, o Bar Luiz tornou-se reduto de intelectuais e boêmios, frequentado por nomes como João do Rio, Olavo Bilac, Ziraldo e Jaguar.
Em 2011, o prefeito Eduardo Paes reconheceu sua importância ao incluí-lo no Cadastro dos Bares Tradicionais, declarando-o Patrimônio Cultural da Cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, nos últimos anos, o Bar Luiz enfrentou dificuldades financeiras significativas e uma verdadeira “penúria”.
Já em 2019, o bar chegou a anunciar o fechamento temporário devido à crise econômica; Veja o vídeo abaixo:
Em nota, à Agenda Bafafá, a proprietária do Bar Luiz, Rosana Santos, comentou a decisão:
“Eu não fui comunicada sobre o prazo para a entrega do Plano de Recuperação que não foi cumprido”,
Além disso, ela destacou que ainda estavam tentando reverter a situação: “O nosso advogado está tentando reverter essa situação“.
Durante a pandemia, os donos do Bar Luiz buscaram um investidor para reabrir e celebrar 135 anos em 2022, mas fracassaram.
Infelizmente, em outubro de 2022, a Justiça decretou a falência do bar, conforme dito acima.
Vale destacar que Rosana Santos faleceu, em 24 de agosto de 2024, vítima de um câncer.
O que aconteceu com a marca Bar Luiz?
Em 12 de dezembro de 2024, o empresário Antônio Rodrigues, dono da rede Belmonte, arrematou a marca ‘Bar Luiz’ em leilão por R$ 380 mil.
Rodrigues anunciou planos de reabrir o estabelecimento na Rua da Carioca, contribuindo para o projeto “Rua da Cerveja” promovido pela prefeitura.
Além da rede Belmonte, Rodrigues é proprietário de outros pontos icônicos da cidade, como o Cervantes, o Amarelinho e o Mosteiro.

Conclusão:
Em suma, o fechamento do Bar Luiz marcou o fim de uma era da boemia carioca, deixando uma lacuna na história cultural do Rio de Janeiro.
Porém, a compra da marca por Antônio Rodrigues reascenderam a esperança de que o espaço retomasse sua tradição gastronômica e centenária na cidade.
Mas, para saber mais informações sobre outras falências, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.