FIM DE UMA ERA11

Falência: O fim de uma das emissoras mais jovens da TV aberta e o choro dos telespectadores

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Emissora de TV amada pelos jovens acabou tendo um fim decretado causando tristeza em milhares (Foto Reprodução/Montagem/Canva/Pinterest/Memória da Tv)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim de uma das emissoras mais jovens da TV brasileira deixou telespectadores devastados com a notícia

No dia 30 de setembro de 2013, após 23 anos de sua primeira transmissão (1990), uma das emissoras mais jovens da TV brasileira acabou dando seu último adeus para a transmissão aberta, deixando milhares de telespectadores aos prantos.

Estamos falando da icônica MTV Brasil, que para muitas mães era considerada um “lugar onde todos usavam roupas estranhas e falavam palavrões”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A MTV Brasil foi uma das emissoras mais importantes entre o público mais jovem – Foto Reprodução/MTV Brasil)

Marcando gerações

Apesar dessa certa repulsa por parte do grupo dos adultos, ela foi uma das responsáveis pela formação musical e cultural de pelo menos três gerações.
 
Se anteriormente à MTV, o que era disseminado no país eram somente os músicos de grandes gravadoras, a emissora musical trouxe a cultura underground mundial para a televisão brasileira.

Bandas e artistas como Chico Science & Nação Zumbi, Raimundos, Sabotage, fora os de fora como Alice in Chains, Soundgarden, Pixies, Faith No More e muitos outros, no início da MTV eram vistos, comentados e divulgados a quem tivesse interesse.

De acordo com o portal Summer Comunicação, seu formato despojado e até despretensioso era um dos seus maiores diferenciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiras estrelas do canal MTV Brasil tendo no elenco Zeca Camargo, Maria Paula e Astrid Fontenelle (Foto Reprodução/MTV Brasil)

Além da música em sua programação exibiu os épicos projetos do grupo Hermes e Renato e ainda trouxe um frescor em seu quadro de humoristas pra televisão que hoje podem ser vistos em canais mais tradicionais, como a Globo*

(Para saber mais sobre essa migração, clique aqui*)

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim e falência:

Apesar de toda a sua popularidade, o surgimento de novas emissoras de TV a cabo e plataformas de streaming, acabaram representando uma ameaça à sobrevivência da MTV Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas isso fez com que a emissora perdesse muitos de seus espectadores para outras opções de entretenimento, tornando mais difícil para a emissora atrair anunciantes.

Segundo o portal Nerdloja, alguns especialistas afirmaram que a má gestão foi um fator importante que levou à falência da MTV Brasil.

A emissora ainda enfrentou vários problemas nesse quesito como: mudanças frequentes na direção, dificuldades financeiras e falta de investimento em novos projetos.

Como mencionamos no inicio desse texto, a MTV encerrou encerrou suas transmissões no dia 30 de setembro de 2013.

Porém, em seus últimos dias de existência na tv aberta, dos 150 funcionários que operavam a MTV em maio, só ficaram 70.

De acordo com o Notícias da Tv, alguns profissionais chegaram a fazer trabalho antes executado por uma equipe, maquiadores desempenhavam a função de cabeleireiros, por exemplo.

O diretor de programação, Zico Goes, cujo qual estava na emissora há 20 anos, reforçou a dimensão da atração apresentada por Furlan:

“O Último Programa do Mundo é a essência da MTV Brasil: um deboche de si próprio. Mesmo que não tivéssemos no fim da TV, eu colocaria esse programa no ar”

Goes ainda não escondeu que a maquininha que registra audiência norteou os rumos da emissora:

“Em 2009 apostamos na banda Restart, foi um risco que gerou um alto ibope”, aponta. “Risco porque nos rendemos além da conta ao movimento criado pela banda. Quando, em 2011, voltamos a ser conceitual, acreditando nos trabalhos de Emicida e Criolo, o ibope caiu”,

Mas a MTV acabou de vez?

Ainda de acordo com a NerdLoja, no dia 1 de outubro de 2023, a Viacom relançou a MTV Brasil por meio de um canal por assinatura, ou seja, o canal que antes tinha o sinal aberto passou a ser acessado somente pela TV paga.

Vale destacar que o fim da MTV em canal aberto, mesmo antes do início dos boatos sobre o fechamento da emissora, já era algo anunciado.

Mesmo sendo um canal que teve sua importância em diversos assuntos pertinentes ao público jovem, como mencionado acima, o foco da MTV como o próprio nome do canal diz é a música e esta passou a ser encarada e consumida nos últimos anos de formas bem diferentes.

Antiga da sede da MTV Brasil localizada em São Paulo (Foto: Reprodução/Montagem/Internet)

Se antes a gente esperava pra ver estreias de clipes e entrevistas por meio dela, hoje esse conteúdo pode ser vistos a qualquer hora na internet.

Claro que a TV ainda é o principal meio de propagação de modas e modismos, mas a mesma já não é tão necessária e atrativa à geração atual.


 

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile