Fim de uma das emissoras mais jovens da TV brasileira deixou telespectadores devastados com a notícia
No dia 30 de setembro de 2013, após 23 anos de sua primeira transmissão (1990), uma das emissoras mais jovens da TV brasileira acabou dando seu último adeus para a transmissão aberta, deixando milhares de telespectadores aos prantos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da icônica MTV Brasil, que para muitas mães era considerada um “lugar onde todos usavam roupas estranhas e falavam palavrões”.
Marcando gerações
Apesar dessa certa repulsa por parte do grupo dos adultos, ela foi uma das responsáveis pela formação musical e cultural de pelo menos três gerações.
Se anteriormente à MTV, o que era disseminado no país eram somente os músicos de grandes gravadoras, a emissora musical trouxe a cultura underground mundial para a televisão brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bandas e artistas como Chico Science & Nação Zumbi, Raimundos, Sabotage, fora os de fora como Alice in Chains, Soundgarden, Pixies, Faith No More e muitos outros, no início da MTV eram vistos, comentados e divulgados a quem tivesse interesse.
De acordo com o portal Summer Comunicação, seu formato despojado e até despretensioso era um dos seus maiores diferenciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da música em sua programação exibiu os épicos projetos do grupo Hermes e Renato e ainda trouxe um frescor em seu quadro de humoristas pra televisão que hoje podem ser vistos em canais mais tradicionais, como a Globo*
(Para saber mais sobre essa migração, clique aqui*)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim e falência:
Apesar de toda a sua popularidade, o surgimento de novas emissoras de TV a cabo e plataformas de streaming, acabaram representando uma ameaça à sobrevivência da MTV Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas isso fez com que a emissora perdesse muitos de seus espectadores para outras opções de entretenimento, tornando mais difícil para a emissora atrair anunciantes.
Segundo o portal Nerdloja, alguns especialistas afirmaram que a má gestão foi um fator importante que levou à falência da MTV Brasil.
A emissora ainda enfrentou vários problemas nesse quesito como: mudanças frequentes na direção, dificuldades financeiras e falta de investimento em novos projetos.
Como mencionamos no inicio desse texto, a MTV encerrou encerrou suas transmissões no dia 30 de setembro de 2013.
Porém, em seus últimos dias de existência na tv aberta, dos 150 funcionários que operavam a MTV em maio, só ficaram 70.
De acordo com o Notícias da Tv, alguns profissionais chegaram a fazer trabalho antes executado por uma equipe, maquiadores desempenhavam a função de cabeleireiros, por exemplo.
O diretor de programação, Zico Goes, cujo qual estava na emissora há 20 anos, reforçou a dimensão da atração apresentada por Furlan:
“O Último Programa do Mundo é a essência da MTV Brasil: um deboche de si próprio. Mesmo que não tivéssemos no fim da TV, eu colocaria esse programa no ar”
Goes ainda não escondeu que a maquininha que registra audiência norteou os rumos da emissora:
“Em 2009 apostamos na banda Restart, foi um risco que gerou um alto ibope”, aponta. “Risco porque nos rendemos além da conta ao movimento criado pela banda. Quando, em 2011, voltamos a ser conceitual, acreditando nos trabalhos de Emicida e Criolo, o ibope caiu”,
Mas a MTV acabou de vez?
Ainda de acordo com a NerdLoja, no dia 1 de outubro de 2023, a Viacom relançou a MTV Brasil por meio de um canal por assinatura, ou seja, o canal que antes tinha o sinal aberto passou a ser acessado somente pela TV paga.
Vale destacar que o fim da MTV em canal aberto, mesmo antes do início dos boatos sobre o fechamento da emissora, já era algo anunciado.
Mesmo sendo um canal que teve sua importância em diversos assuntos pertinentes ao público jovem, como mencionado acima, o foco da MTV como o próprio nome do canal diz é a música e esta passou a ser encarada e consumida nos últimos anos de formas bem diferentes.
Se antes a gente esperava pra ver estreias de clipes e entrevistas por meio dela, hoje esse conteúdo pode ser vistos a qualquer hora na internet.
Claro que a TV ainda é o principal meio de propagação de modas e modismos, mas a mesma já não é tão necessária e atrativa à geração atual.