Triste fim
Falência, fusão colossal e venda a rival: O adeus de 5 montadoras de carros amados e choro de motoristas
28/02/2024 às 22h10
Adeus de cinco montadoras queridas que deixaram saudades
No segmento dos carros, muitas montadoras fecharam as portas as levando à falência e deixaram motoristas chorando com o adeus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grandes marcas deixaram seus legados e legiões de fãs por seus saudosos carros, mas o fim foi da inevitável falência.
QUAIS MONTADORAS FORAM LEVADAS À FALÊNCIA?
Segundo informações do portal Karvi 5 marcas deixaram seu adeus por falência, fusão colossal ou venda a rival.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DeLorean (1975-1982)
A DMC De Lorean foi uma empresa de origem mista, com sede americana e fábrica irlandesa. A marca se imortalizou com apenas um modelo, o DMC- 12, jamais tendo lançado outro carro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao todo, entre os anos de 1975 e 1982, aproximadamente 9 mil unidades do DMC-12 foram emplacadas.
Rover (1878-2005)
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, abandono e rejeição: 3 montadoras, gigantes como a FIAT, têm fim amargo no Brasil
● Calote de R$ 8,4M e falência: O FIM de rede de supermercados tão popular quanto o Carrefour em 2024
● Falência decretada e leilão: Luta de cervejaria, rival da Heineken, gera tensão em clientes em 2024
Nos idos de 1967 a marca foi vendida para a montadora Leyland Motors. Depois, uma fusão fez com que fosse parar na British Motors.
Logo, a Rover se situa no mesmo grupo de marcas como Jaguar e Austin, porém a British Motors também quebrou e só então surgiu o Grupo Rover. No fim o grupo fracassou e a marca foi absorvida e o mais perto que se chega é a Land Rover, rebatizada e começada do zero.
Pontiac (1926-2010)
A marca tradicional chegou a compor o Grupo GM, que teve outras marcas que não existem mais, porém a Pontiac fez falta para seus fãs devido seu estilo inconfundível. O pioneiro deles, de 1964, foi o Pontiac GTO.
Simca (1934-1978)
A marca atuou no Brasil nos anos de 1950 a 1960 e gerou até música da banda Camisa de Vênus que dizia “Eu vou ser o maior, comprei um Simca Chambord”. A montadora era francesa e lá o modelo Chambord era o Vedette.
Gurgel (1969-1996)
A marca nacional mais genuína e duradoura do Brasil se desenvolveu até 1990 e a Ditadura Militar gerou descompasso em relação ao mercado automotivo internacional, gerando seu fim.
As variadas novas opções que chegaram ao Brasil fizeram a marca não resistir à concorrência e foi levada à falência.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]