Falência confirmada de uma gigante dos transportes gera pânico em munícipio do RJ (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva)
Comunicado de encerramento e falência de gigante dos transportes afeta milhares de passageiros e deixa futuro de funcionários indefinido no RJ
E nesta última terça-feira (07), uma das mais tradicionais e gigantes empresas de transporte público de Rio Bonito, município do Rio de Janeiro, comunicou oficialmente à Prefeitura que encerrará suas atividades até o próximo dia 30 de abril, alegando falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da Viação São Geraldo, a qual operava 27 linhas municipais e empregava 58 funcionários diretos.
O anúncio, o qual também destacou o colapso em que a empresa se afundou, abalou a cidade e reacendeu debates sobre a gestão do transporte público na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação São Geraldo anunciou a falência e deu um prazo para encerrar de vez as atividades (Foto Reprodução/Facebook)
A empresa atribui a situação à Prefeitura, que, segundo o comunicado, não realiza há mais de três anos o repasse referente à gratuidade dos estudantes da rede municipal.
Sendo assim, a partir de informações do portal O São Gonçalo, a equipe especializada em transportes do TV Foco traz abaixo os principais pontos da crise e as consequências.
Pontos principais da crise:
Data do encerramento das operações: 30 de abril de 2025.
Linhas afetadas: 27 trajetos municipais deixarão de circular.
Funcionários em risco: 58 trabalhadores sem garantia de direitos trabalhistas.
Falta de repasses: mais de 3 anos sem verba referente ao passe estudantil.
Tarifas congeladas: nenhuma atualização nos preços desde 2023.
Inclusive, a situação gerou reação imediata do Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac), que convocou uma assembleia para esta quarta-feira (9/4), às 10h, em sua sede em Rio Bonito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo consiste em discutir medidas legais que asseguram os direitos dos trabalhadores.
Manifestações dos envolvidos:
O advogado da empresa, Luciano Oliveira Aragão, destacou que: “Caso não seja regularizada ainda no mês de abril de 2025, a prestação do serviço será interrompida por força da impossibilidade econômica de sua manutenção.”
Já Rubens dos Santos Oliveira, presidente do Sintronac, sindicato do setor, frisou que os funcionários não podem pagar por esses problemas entre a empresa e a prefeitura:
“Os rodoviários não têm nada a ver com os problemas entre empresa e Prefeitura. São trabalhadores que honraram seus compromissos, têm famílias para sustentar”.
Sintronac (Foto Reprodução/Internet)
Quais serão as consequências caso a Viação São Geraldo tenha a falência decretada?
Em suma, caso a falência da Viação São Geraldo seja finalmente decretada, haverá consequências desastrosas para a comunidade em geral, como:
Descontinuidade do transporte público em bairros periféricos.
Prejuízo para estudantes e população de baixa renda que dependem da gratuidade.
Risco de judicialização da crise entre empresa, sindicato e poder público.
Clima de insegurança entre comerciantes e moradores da região, que temem complicações da mobilidade urbana.
Até o momento, a Prefeitura de Rio Bonito não se pronunciou oficialmente sobre a falência da empresa e os impactos diretos à população.
Com o possível fim da São Geraldo, consequências ainda mais desastrosas podem ser geradas (Foto Reprodução/Internet)
Conclusão:
Em síntese, a falência da Viação São Geraldo expõe a fragilidade da gestão pública sobre concessões essenciais.
Enquanto a população amarga o abandono, trabalhadores enfrentam incertezas profundas.
Por fim, o silêncio da Prefeitura intensifica a crise e revela um cenário de colapso institucional. Mas, para saber mais informações sobre outras falências e quebras, clique aqui*.
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.