FIM DE UMA ERA!

Falência e estrelas tomadas pela Globo: Fim de emissora de TV aberta faz Brasil chorar

Emissora de TV amada pelos jovens acabou tendo um fim decretado e suas estrelas foram tomadas pela Globo (Foto Reprodução/Montagem/Canva/Pinterest/Globo)

Emissora de TV amada pelos jovens acabou tendo um fim decretado e suas estrelas foram tomadas pela Globo (Foto Reprodução/Montagem/Canva/Pinterest/Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De falência a ida de estrelas para a Globo: Descubra todos os detalhes do fim de uma das emissoras que mais marcaram a vida de milhares de telespectadores, principalmente os mais jovens

No dia 30 de setembro de 2013, uma das mais jovens, icônicas e amadas emissoras de TV transmitiu seu último programa em sinal aberto.

Com mais de duas décadas de presença marcante desde sua fundação na década de 90, a emissora deixou um legado cultural importante, especialmente para o público jovem, que cresceu acompanhando seus programas, clipes e personagens irreverentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da MTV Brasil, cuja qual trouxe ao Brasil uma estética despojada e uma linguagem próxima dos jovens, que até então não tinha voz na TV convencional.

Aliás, para muitas mães, a MTV Brasil era um lugar “onde todos usavam roupas estranhas e falavam palavrões”.

Entretanto, para o público jovem, a MTV Brasil foi o berço de descobertas musicais e culturais, trazendo uma programação repleta de conteúdo alternativo e inovação, em uma época que o Youtube e o Spotfy nem sonhava em existir

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir do portal Nerdloja, a equipe especializada em história da TV do TV Foco, traz detalhes valiosos sobre a trajetória da emissora e a sua triste despedida, cuja qual faz muitos brasileiros saudosistas chorarem até hoje

A MTV – o berço do urderground brasileiro

A MTV Brasil entregou muito mais que uma simples exibição de clipes musicais, ainda que essa fosse sua principal bandeira.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela foi uma porta de entrada para o mundo underground e para artistas que, sem a emissora, teriam pouco ou nenhum espaço na mídia tradicional. Na tela, surgiam nomes como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, nomes internacionais como Alice in Chains, Soundgarden, Pixies e Faith No More também marcaram presença:

“Foi uma emissora que marcou, que formou gosto e ajudou a definir identidade para pelo menos três gerações” – Afirmou o crítico musical Ricardo Alexandre, especialista em cultura pop.

Com a equipe original composta por personalidades como Zeca Camargo, Maria Paula e Astrid Fontenelle, a MTV trouxe uma abordagem única para o público jovem e revolucionou a comunicação televisiva:

Um artigo da Summer Comunicação afirmou que: “Seu formato despojado e até despretensioso era um dos seus maiores diferenciais”.

Entre seus quadros de maior destaque estavam programas de humor, como o lendário Hermes e Renato, que satirizava o próprio universo televisivo.

O adeus em decorrência a má gestão

Mesmo com todo o sucesso e inovação, a MTV Brasil começou a enfrentar problemas nos anos 2000, quando a ascensão da TV por assinatura e a chegada dos primeiros canais de streaming (2011) representaram desafios cada vez mais difíceis de superar.

O conteúdo musical, seu principal atrativo, passou a ser amplamente acessível pela internet, diminuindo o apelo da emissora entre os jovens, que encontraram outras maneiras de consumir música e entretenimento.

Além da mudança de hábitos do público, problemas internos também minaram a sobrevivência da emissora.

Ainda de acordo com o NerdLoja, Houve má gestão, com mudanças frequentes na direção e dificuldades financeiras.

As primeiras demissões

O corte de funcionários e a falta de novos investimentos foram fatores determinantes. Segundo o Notícias da TV, dos 150 profissionais que trabalhavam na MTV em maio de 2013, apenas 70 permaneceram até o fechamento.

Muitos colaboradores chegaram a acumular funções, com maquiadores, por exemplo, desempenhando papéis de cabeleireiros.

O diretor de programação Zico Goes, um dos nomes mais antigos da emissora, revelou o peso que a audiência teve sobre as decisões de conteúdo:

“O Último Programa do Mundo é a essência da MTV Brasil: um deboche de si própria. Mesmo que não tivéssemos no fim da TV, eu colocaria esse programa no ar” – Afirmou Goes.

Ele comentou também o desafio de conciliar audiência e identidade cultural:

“Em 2009 apostamos na banda Restart, foi um risco que gerou um alto ibope. Quando, em 2011, voltamos a ser conceitual com Emicida e Criolo, o ibope caiu” – Relatou Goes

Ainda de acordo com o NerdLoja, ainda em setembro de 2013, a emissora anunciou sua falência.

MTV Brasil resgatada, porém não é a mesma

Embora tenha tido um fim para o canal aberto em 2013, a MTV Brasil não desapareceu completamente.

Em 1º de outubro de 2023, a Viacom, que já havia adquirido a marca, relançou a MTV em um formato de canal por assinatura, resgatando parte de sua essência para um público ainda fiel.

Porém, não é a mesma para muitos, fazendo com que a clássica tenha se tornado apenas uma lembrança amada nas memórias dos seus telespectadores,

Além disso, a antiga sede em São Paulo agora carrega apenas as lembranças de um passado revolucionário para a televisão brasileira.

Por fim, a MTV Brasil foi mais do que uma emissora; foi um movimento cultural que abraçou o jovem brasileiro e influenciou o cenário musical e televisivo do país.

Como declarou o portal Summer Comunicação: “mesmo fora da TV aberta, a MTV sempre será lembrada por aqueles que aprenderam a ver o mundo de um jeito diferente com ela.”

Quais estrelas da MTV Brasil foram para a Globo?

Ainda de acordo com o portal Nerdloja, apesar das muitas demissões que rolaram, muitos nomes que fizeram história na emissora foram arrancados pela Globo como:

Para saber sobre mais emissoras da TV Brasileira, clique aqui*

Conclusões finais:

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile