Falência e estrelas tomadas pela Globo: Fim de emissora de TV aberta faz Brasil chorar

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
7 min de leitura
Emissora de TV amada pelos jovens acabou tendo um fim decretado e suas estrelas foram tomadas pela Globo (Foto Reprodução/Montagem/Canva/Pinterest/Memória da Tv)

Emissora de TV amada pelos jovens acabou tendo um fim decretado e suas estrelas foram tomadas pela Globo (Foto Reprodução/Montagem/Canva/Pinterest/Globo)

De falência a ida de estrelas para a Globo: Descubra todos os detalhes do fim de uma das emissoras que mais marcaram a vida de milhares de telespectadores, principalmente os mais jovens

No dia 30 de setembro de 2013, uma das mais jovens, icônicas e amadas emissoras de TV transmitiu seu último programa em sinal aberto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com mais de duas décadas de presença marcante desde sua fundação na década de 90, a emissora deixou um legado cultural importante, especialmente para o público jovem, que cresceu acompanhando seus programas, clipes e personagens irreverentes.

Estamos falando da MTV Brasil, cuja qual trouxe ao Brasil uma estética despojada e uma linguagem próxima dos jovens, que até então não tinha voz na TV convencional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, para muitas mães, a MTV Brasil era um lugar “onde todos usavam roupas estranhas e falavam palavrões”.

Entretanto, para o público jovem, a MTV Brasil foi o berço de descobertas musicais e culturais, trazendo uma programação repleta de conteúdo alternativo e inovação, em uma época que o Youtube e o Spotfy nem sonhava em existir

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir do portal Nerdloja, a equipe especializada em história da TV do TV Foco, traz detalhes valiosos sobre a trajetória da emissora e a sua triste despedida, cuja qual faz muitos brasileiros saudosistas chorarem até hoje

A MTV – o berço do urderground brasileiro

A MTV Brasil entregou muito mais que uma simples exibição de clipes musicais, ainda que essa fosse sua principal bandeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela foi uma porta de entrada para o mundo underground e para artistas que, sem a emissora, teriam pouco ou nenhum espaço na mídia tradicional. Na tela, surgiam nomes como:

Além disso, nomes internacionais como Alice in Chains, Soundgarden, Pixies e Faith No More também marcaram presença:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Foi uma emissora que marcou, que formou gosto e ajudou a definir identidade para pelo menos três gerações” – Afirmou o crítico musical Ricardo Alexandre, especialista em cultura pop.

Com a equipe original composta por personalidades como Zeca Camargo, Maria Paula e Astrid Fontenelle, a MTV trouxe uma abordagem única para o público jovem e revolucionou a comunicação televisiva:

Um artigo da Summer Comunicação afirmou que: “Seu formato despojado e até despretensioso era um dos seus maiores diferenciais”.

Entre seus quadros de maior destaque estavam programas de humor, como o lendário Hermes e Renato, que satirizava o próprio universo televisivo.

O adeus em decorrência a má gestão

Mesmo com todo o sucesso e inovação, a MTV Brasil começou a enfrentar problemas nos anos 2000, quando a ascensão da TV por assinatura e a chegada dos primeiros canais de streaming (2011) representaram desafios cada vez mais difíceis de superar.

O conteúdo musical, seu principal atrativo, passou a ser amplamente acessível pela internet, diminuindo o apelo da emissora entre os jovens, que encontraram outras maneiras de consumir música e entretenimento.

Além da mudança de hábitos do público, problemas internos também minaram a sobrevivência da emissora.

Ainda de acordo com o NerdLoja, Houve má gestão, com mudanças frequentes na direção e dificuldades financeiras.

As primeiras demissões

O corte de funcionários e a falta de novos investimentos foram fatores determinantes. Segundo o Notícias da TV, dos 150 profissionais que trabalhavam na MTV em maio de 2013, apenas 70 permaneceram até o fechamento.

Muitos colaboradores chegaram a acumular funções, com maquiadores, por exemplo, desempenhando papéis de cabeleireiros.

O diretor de programação Zico Goes, um dos nomes mais antigos da emissora, revelou o peso que a audiência teve sobre as decisões de conteúdo:

“O Último Programa do Mundo é a essência da MTV Brasil: um deboche de si própria. Mesmo que não tivéssemos no fim da TV, eu colocaria esse programa no ar” – Afirmou Goes.

Ele comentou também o desafio de conciliar audiência e identidade cultural:

“Em 2009 apostamos na banda Restart, foi um risco que gerou um alto ibope. Quando, em 2011, voltamos a ser conceitual com Emicida e Criolo, o ibope caiu” – Relatou Goes

Ainda de acordo com o NerdLoja, ainda em setembro de 2013, a emissora anunciou sua falência.

MTV Brasil resgatada, porém não é a mesma

Embora tenha tido um fim para o canal aberto em 2013, a MTV Brasil não desapareceu completamente.

Em 1º de outubro de 2023, a Viacom, que já havia adquirido a marca, relançou a MTV em um formato de canal por assinatura, resgatando parte de sua essência para um público ainda fiel.

Porém, não é a mesma para muitos, fazendo com que a clássica tenha se tornado apenas uma lembrança amada nas memórias dos seus telespectadores,

Além disso, a antiga sede em São Paulo agora carrega apenas as lembranças de um passado revolucionário para a televisão brasileira.

Por fim, a MTV Brasil foi mais do que uma emissora; foi um movimento cultural que abraçou o jovem brasileiro e influenciou o cenário musical e televisivo do país.

Como declarou o portal Summer Comunicação: “mesmo fora da TV aberta, a MTV sempre será lembrada por aqueles que aprenderam a ver o mundo de um jeito diferente com ela.”

Quais estrelas da MTV Brasil foram para a Globo?

Ainda de acordo com o portal Nerdloja, apesar das muitas demissões que rolaram, muitos nomes que fizeram história na emissora foram arrancados pela Globo como:

Para saber sobre mais emissoras da TV Brasileira, clique aqui*

Conclusões finais:

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile