A empresa amada e tradicional entre os brasileiros teve a falência decretada após anos de fundação
Uma notícia chocante envolvendo o fechamento de uma famosa e tradicional empresa pegou os brasileiros de surpresa no início desta semana. O comunicado oficial foi exposto na segunda-feira (26) de junho.
Confirmado pelo portal G1, jornal de informações da Globo, a loja em questão trata-se da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. O estabelecimento foi definitivamente fechado após a confirmação do decreto de falência pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que foi emitido em maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TJ derrubou a liminar da empresa para reconsiderar o processo. Na visão do juiz Franco de Godoi, a inviabilidade econômica do grupo é evidente, e no processo, são expostas uma série de dívidas da empresa em aberto e necessidade dos registros da ação de recuperação.
“A falência da agravante, diante do global inadimplemento do plano de recuperação, tem como objetivo proteger o mercado e a sociedade, assim como fomentar o empreendedorismo e socializar as perdas provocadas pelo risco empresarial”, determina a decisão.
Que fim levou a Livraria Cultura?
Vale salientar que, a Livraria Cultura, uma das redes mais tradicionais do segmento no Brasil, vinha passando por uma forte crise desde 2015, depois do encolhimento do mercado editorial.
Atualmente, a empresa possui apenas uma loja física, em Porto Alegre, e vem mantendo suas operações de forma remota pelos canais digitais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE