EITA
Falência, leilão e tomado por rival: O fim cruel de 3 shoppings gigantes de SP e choro dos clientes
02/07/2024 às 22h25
Os shoppings costumam atrair milhões de pessoas diariamente. Apesar disso, alguns estabelecimentos acabaram fechando as portas em São Paulo
Abrir um negócio não fácil. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de um empreendimento. Nessa matéria, falaremos sobre a falência de 3 shoppings. A notícia, como era de se esperar, gerou uma grande apreensão nos clientes. Os estabelecimentos estavam localizados em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, começaremos falando do Shopping Capital. De acordo com informações do portal ‘Extra’, o estabelecimento, que ficava localizado na Mooca foi inaugurado em 2006. Ao longo dos anos, ele foi fechado várias vezes. Sendo a terceira vez pela Subprefeitura da região, em 2010.
Conforme o que foi divulgado pelo jornal Extra, essa situação toda se desencadeou após um desacordo com o limite de área construída permitido pela lei. Para reabrir e obter a autorização da prefeitura, o prédio teria que passar por reformas. Vale lembrar que as polêmicas foram muitas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, a subprefeitura alegou que o estabelecimento já foi multado em R$ 39,7 mil por causa das irregularidades. O prédio já havia sido lacrado em dezembro de 2007 e novamente em março de 2008, nesse período, ele continuou funcionando por meio de liminar judicial.
Outro estabelecimento que teve problemas foi o São Paulo Mart Center, um complexo comercial do setor de moda localizado ao lado do Trote. Para quem não sabe, ele foi inaugurado em janeiro de 1988 e passou a sediar eventos e feiras a partir da década de 1990.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos anos 2000, o shopping passou a ser cada vez menos visitado e contando com menos lojas, já que aquelas menos visitadas, começaram a não sustentar e acabar indo à falência. Em 2011, todas as lojas que ainda funcionam no espaço foram encerradas de uma vez por todas.
Além dos dois shoppings, outro que fechou as portas foi o Shopping Center Matarazzo, que foi inaugurado em outubro de 1975 e ficava localizado no bairro da Pompéia, na zona oeste de São Paulo. De início, ele foi construído originalmente como um strip center.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Falência devastadora: Shopping popular de SP é aniquilando pelo Bourbon após 22 anos
● Falência e bens leiloados: Gigante dos chocolates, tão icônica quanto a Pan, tem fim decadente
Entretanto, o estabelecimento acabou perdendo clientes com a inauguração do Shopping West Plaza, o que dividiu o público entre os locais e outro complicador foi a saída do Grupo Pão de Açúcar do estabelecimento, que era a loja-âncora do local.
Sem conseguir se sustentar, o Shopping Center Matarazzo, em 1997, foi arrematado pelo rival Zaffari, por R$ 18,5 milhões, mas em apenas 5 anos, o local foi fechado e demolido e hoje deu espaço ao Bourbon Shopping São Paulo, que é um dos estabelecimentos mais bem avaliados da cidade e atrai milhões de clientes.
Qual o maior shopping do mundo?
Segundo informações do portal IE, o Dubai Mall é o maior shopping do mundo, sendo considerado um dos principais pontos turísticos de Dubai. Dessa forma, seu tamanho chamou atenção do varejo mundial, por ser o mais completo e maior shopping center do mundo construído até hoje. Com isso, o Dubai Mall conta com 500 mil metros quadrados, equivale a 50 quadras de futebol, por isso é impossível visitar tudo em apenas 1 dia.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]