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A falência, venda e adeus de loja de móveis amada no Brasil, e a compra corajosa feita pela Magazine Luíza

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Falência atinge varejista tão popular quanto Magalu (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

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Loja amada pela maioria dos brasileiros, acabou sendo comprada pela Magalu, uma das maiores redes varejistas do país, após crise e falência

O ano era de 2011, quando uma famosa rede de lojas de móveis do Brasil acabou sendo vendida para a Magazine Luíza (Magalu) uma das nossas maiores varejistas do segmento da atualidade.

Estamos falando da icônica e saudosa “Lojas do Baú“, que foi fundada no ano de 2007 pelo apresentador Silvio Santos, cuja primeira loja foi inaugurada em setembro de 2007 na região de Santo André.

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A meta da empresa era abrir lojas nas regiões Sul e Sudeste do país e disputar com as gigantes do setor da época, as Casas Bahia e o Ponto Frio, por exemplo.

Magazine Luíza comprou as Lojas do Baú n ano de 2011 (Foto Reprodução/Internet)

Fim de uma era

Como mencionamos acima, as Lojas do Baú foram vendidas no ano de 2011, mais precisamente em meados do dia 13 junho de 2011, e a transação foi concluída no dia 27 daquele mesmo mês.

Segundo o portal Uol, um dos motivos da venda para a Magalu, foi por não possuir condições de concorrer com grandes empresas globais de varejo, e acabar falindo.

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Fora isso, essa transação fez parte de uma reestruturação definida pelo grupo Silvio Santos para amenizar os impactos da venda do, até então falido, banco Pan Americano, para o BTG Pactual.

Essa venda ocorreu após a descoberta de uma fraude contábil, que gerou rombo de cerca de R$ 4 bilhões (US$ 2,5 bilhões) na instituição financeira.

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Compra de Milhões

Na época, a transação custou aos cofres da Magazine Luíza, o valor de 83 milhões de reais cuja  operação envolvia as 121 lojas da varejista distribuídas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

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De acordo com o que foi publicado na Folha de São Paulo, das 121 lojas do Baú, 12 foram fechadas e quatro  incorporadas a Magalu com reformas.

Frederico Trajano, atual CEO do Magazine Luiza (Foto Reprodução/Internet)

A decisão foi informada, na ocasião, via teleconferência após a conclusão do plano de avaliação dos pontos de venda.

Segundo Frederico Trajano, até então, diretor-executivo de marketing e vendas da rede, e que atualmente atua como CEO da varejista, outras 35 unidades da antiga rede de Silvio Santos passariam a funcionar no modelo de loja virtual no período de outubro daquele ano

As outras 70 lojas do Baú seriam mantidas sob a mesma bandeira até janeiro do ano de 2012, quando adotariam  o nome do Magazine Luiza, mudança que marcaria de vez o fim e o adeus da marca Baú.

Essa movimentação ocorreu ao mesmo tempo em que a varejista dá outros passos de integração da Lojas Maia, adquirida no ano de 2010.

Compra mais que corajosa

Porém, esse corajoso e substancioso investimento fez com que a varejista passar por pequenos percalços. De acordo com o portal Exame, a compra do Baú da Felicidade, acabou trazendo alguns dessabores para Magalu.

Isso porque no ano de 2012, a transação acabou ofuscou os resultados da varejista no ano. Segundo uma declaração dada pela própria presidente da loja, Luíza Trajano, a  aquisição saiu da rota dos planos da varejista, mas de forma corajosa, ela afirmou, na ocasião, que não se arrependia do negócio:

“Mas não me arrependo, porque o negócio era necessário. Primeiro porque o preço era atrativo. E precisávamos expandir as operações em São Paulo com pelo menos 20 lojas” – Disse ela na época

Qual a importância da Magazine Luíza no cenário atual?

E não é que essa expansão deu certo? atualmente a Magazine Luíza, mais conhecida como “Magalu”, de longe, é uma das redes mais consolidadas do mercado varejista.

Inclusive, vale mencionar, que mesmo durante o período mais crítico da pandemia, ela foi a que mais se destacou em medidas para conter a crise e ajudar o mercado nacional.

Luiza Trajano (Foto Reprodução/G1)

Segundo o Diário do Comércio, a Magalu, indo pela contramão da maioria das empresas varejistas, ela conseguiu até  aumentar suas vendas durante esse período difícil.

Em maio de 2020, mesmo com as lojas físicas fechadas, as vendas cresceram 46% em comparação com o mesmo período do ano de 2019.

Vale mencionar também, que no  início da pandemia, a sua participação do digital nas vendas já era superior a 50%, graças ao empenho de todos os funcionários e parceiros, conforme a própria Luiza destacou.

No ano de 2022, de acordo com a Istoé Dinheiro, a Magazine Luiza liderou o ranking do segmento, com valor de marca de R$ 6,83 bilhões, ficando à frente do Assaí (R$ 5,82 bilhões), Americanas (valor de R$ 5,61 bilhões), Casas Bahia (R$ 5,60 bilhões), e, fechando o top 5, Atacadão (R$ 5 bilhões).

Fora isso, segundo o portal Seu Dinheiro, a Magalu entrou para o ranking com as 10 ações preferidas para o mês de junho de 2023.

Magazine Luiza está no top 10 das ações preferidas de 2023 (Foto Reprodução/Internet)

 

 

 

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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