A rede gigante de móveis fez o que ninguém podia esperar e sumiu do mapa completamente, deixando vários clientes no prejuízo e sem respostas
Atualmente, o cenário financeiro e econômico do Brasil não é um dos melhores já vistos ao longo dos anos. Dessa forma, grandes lojas e empresas estão vivendo momentos conturbados e decretando falência após anos de atividade.
Agora, por exemplo, iremos falar de uma loja de móveis tradicional que fechou as portas e acabou dando calote em centenas de pessoas que confiaram nos trabalhos da mesma. A gigante ao qual estamos nos referindo se trata de uma rede de móveis que virou notícia na internet no início de 2023, após um escândalo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem responsabilidade alguma de suas atitudes, a empresa deu um calote nos clientes, fechou as portas das unidades e deletou as contas nas redes sociais. Dessa forma, várias pessoas ficaram a mercê da loja.
Estamos se referindo a loja Sofá Design, em Salvador. De acordo com as informações do portal ‘Metro1’, a empresa, além de “sumir do mapa”, deixou um número de telefone inexistente para contato e virou alvo de denúncia em 8 cidades do país.
A gigante funcionava na Alameda das Espatódeas, no bairro do Caminho das Árvores, fechando às portas em fevereiro de 2023. Vale dizer que, a empresa não deu qualquer retorno aos clientes que haviam comprado na loja e não receberam os produtos desejados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns clientes chegaram a dizer, na época, que fizeram compras de mais de R$ 4 mil. “Entrei em contato com a vendedora para comprar mais duas poltronas e percebi que a mensagem não chegava. Então procurei o Instagram da loja, que não existia mais. Achei, por outro lado, uma conta que denunciava o golpe em escala nacional. Me desesperei”, relatou uma cliente ao portal ‘Metro1’.
“Tem gente que perdeu até R$ 27 mil. Acho que a ficha das pessoas que compraram nessa loja em Salvador anda não caiu, descobrimos tudo recentemente”, disse ainda a cliente da loja tradicional.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No momento que tentam contato pelo telefone da empresa, os clientes escutam a seguinte mensagem: “Este telefone está bloqueado para este tipo de chamada”, relata o recado da secretária eletrônica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A advogada do grupo Sofá Design afirmou na época que os clientes que não receberam os móveis comprados em Salvador (BA), seriam ressarcidos. Segundo Sâmoa Martins, as vítimas receberiam os produtos ou o valor gasto no momento da compra.
Por sua vez, a loja disse na época que os atendimentos estavam sendo realizados de forma online. Todavia, não se tem mais informações divulgadas a respeito do desfecho do caso.
DESFECHO DA SOFÁ DESIGN
Segundo uma publicação no perfil do Instagram, o Grupo Sofá Design disse que estaria passando por uma “reestruturação organizacional com o objetivo de superar a profunda crise econômica provocada pela intensa alta do preço dos insumos de produção e a rápida elevação das taxas de juros”.
A empresa está atualmente em recuperação judicial, o qual foi deferida ainda no dia (21) de março de 2023, na 22ª Vara Cível da Comarca de Natal/RN. Veja a última atualização da empresa sobre o caso:
“O GRUPO SOFÁ DESIGN comunica que, na data de hoje (21/03), foi deferido, em decisão judicial da 22ª Vara Cível da Comarca de Natal/RN, o processamento da Recuperação Judicial do Grupo, marco importante para a reestruturação da nossa atividade empresarial, garantindo ainda transparência e legalidade em cada passo desse processo”.
De acordo com o portal ‘EconoData’, a empresa segue ativa, mas, não se tem mais informações sobre os casos.
Quais são as maiores empresas do Brasil?
De acordo com informações da Forbes Brasil, confira a seguir o ranking das 20 maiores varejistas:
- Grupo Carrefour;
- Assaí;
- Magazine Luiza;
- Via;
- Americanas;
- Raia Drogasil;
- Grupo Boticário;
- Natura &Co;
- Grupo Mateus;
- Grupo Pão de Açúcar;